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Com pelo menos uma década de atraso, período no qual não observou atentamente à grande arrancada do segmento de SUVs no Brasil e no mundo, a Volkswagen acaba de apresentar o T-Cross, seu primeiro utilitário esportivo “made in Brazil”. O modelo chegará às concessionárias em março em quatro configurações, com preços de R$ 84.990 a R$ 109.990, mas a marca alemã já deu início à fase de pré-vendas. Enquanto digeria a ideia de seu primeiro SUV, a Volkswagen assistiu ao sucesso de mais de uma década e meia do Ford EcoSport, observou a FCA produzir no país o Jeep Renegade, a Renault emplacar o Duster, a Honda liderar o segmento com o HR-V e a Hyundai brigar no segmento com o Creta, justamente os concorrentes do T-Cross.

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O utilitário esportivo da Volkswagen tem exclusivamente motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor. As versões 200 TSI têm propulsor 1.0 com 128 cavalos de potência com etanol a 5.500 rotações por minuto e torque de 20,4 kgfm na faixa de 2 mil a 3.500 rpm, associado ao câmbio manual ou à transmissão automática (ambas com 6 marchas) com função Tiptronic com “paddles shifts” no volante para trocas sequenciais feitas pelo motorista. A versão topo de linha Highline 250 TSI é equipada com motor 1.4 de 150 cavalos com etanol a 4.500 giros e torque de 25,5 kgfm, acoplado à mesma transmissão automática. Segundo a fabricante, nessa configuração, o T-Cross acelera de zero a 100 km/h em 8,7 segundos e pode chegar a 198 km/h de velocidade máxima. De acordo com dados do Inmetro, a Highline 250 TSI tem consumo de 11 km/l de gasolina na cidade e 13,2 km/l na estrada. Com etanol, são 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. O tanque de combustível do T-Cross tem capacidade para 52 litros. O SUV tem 4,199 metros de comprimento, 1,568 metro de altura e 2,651 metros de entre-eixos. A fabricante não revelou a largura. O porta-malas pode carregar até 420 litros.

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Parte dos cinco SUVs a serem lançados pela marca alemã até 2020 para a América Latina, o T-Cross é montado sobre a Estratégia Modular MQB, considerada pela marca como o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo. Os veículos baseados nessa plataforma podem ter avanços em termos de design, inovação, alta performance e segurança. “O T-Cross é um modelo mundial mas com características que atendem aos desejos dos consumidores locais. Um exemplo é que a nossa versão é mais alta e espaçosa do que a europeia. O carro tem itens exclusivos que surpreenderão os nossos clientes, como o painel totalmente digital, quatro entradas USB, controle de estabilidade em todas as versões, seletor de perfil de condução, Manual Cognitivo e o VW Connect. É o primeiro carro conectado da Volkswagen na América Latina”, disse Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

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Para a chegada do T-Cross, a VW preparou um pacote especial limitado a mil unidades da versão “top”, com três opções de cores externas: Bronze Namíbia, Branco Puro e Laranja Energético. Denominado First Edition, o pacote estará disponível para o período de pré-venda com preço de R$ 7.500, incluindo teto, colunas centrais (B) e retrovisores pintados na cor Preto Ninja, rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta com superfície diamantada, painel digital (Active Info Display), seletor de modo de condução e sistema de infoentretenimento Discover Media, com navegador via satélite, tela colorida de 8 polegadas, comando por voz, entrada USB no console central e sistema de som Beats. Pode ser acrescido pelo pacote Tech for First Edition (R$ 4.200), com o sistema Park Assist 3.0 e faróis full-led, e com o teto solar panorâmico Sky View (R$ 4.800).

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O T-Cross na versão de entrada com câmbio manual traz de série controle de estabilidade (ESC), seis airbags, freios a disco nas quatro rodas com ABS, bloqueio eletrônico do diferencial, direção elétrica e ajuste de altura e distância para o volante, assistente para partida em rampas (Hill Hold), sensores traseiros de estacionamento, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, faróis com função Coming & Leaving, de neblina com função cornering, luzes de condução diurna e lanternas em led, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas e vidros elétricos e volante multifuncional. Como opcional, o pacote Interactive I tem sistema de som Composition Touch com App-Connect, dois alto-falantes adicionais (além dos quatro de série) e App-Connect, câmera de ré e sensores dianteiros de estacionamento.

A 200 TSI automática, com preço de R$ 94.490, acrescenta controle automático de velocidade, apoio de braço central com porta-objetos, volante multifuncional revestido de couro, duas entradas USB para o banco de trás, saída traseira de ar-condicionado, sistema de som Composition Touch com tela colorida sensível ao toque de 6,5 polegadas e App-Connect. No visual, diferencia-se da configuração de entrada pela grade frontal em preto brilhante e pelo logotipo “Automatic” na tampa do porta-malas. A versão 200 TSI automática pode ter como opcionais o Interactive II, com câmera de ré, sensores dianteiros de estacionamento e retrovisores externos com rebatimento elétrico.

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Com preço de R$ 99.990, a Comfortline adiciona ar-condicionado digital Climatronic, banco do motorista com ajuste lombar, câmera de ré, indicador de pressão dos pneus, manopla da alavanca de câmbio revestida de couro, porta-luvas refrigerado, sistema save de variação do espaço do porta-malas, rodas de liga leve de 17”, sensores dianteiros de estacionamento (além dos traseiros) e sistema de frenagem automática pós-colisão. O revestimento interno é em azul escuro, com insertos decorativos no painel. Como opcionais, tem o Exclusive & Interactive, que inclui sistema de entretenimento Discover Media com navegador via satélite, tela de 8 polegadas, comando por voz e entrada USB no console central, iluminação ambiente em led, seletor do modo de condução, sistema de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, espelhos externos com rebatimento elétrico e tapetes adicionais de carpete. O pacote Sky View II traz o teto solar panorâmico, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular. O Design View agrega bancos de couro com detalhes na cor Marrakesh Brown e apliques decorativos no painel com detalhes na cor Bronze Namíbia. O pacote Premium vem com o sistema Park Assist 3.0, faróis full-led com luz de condução diurna em led e sistema de som Beats com subwoofer.

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A topo de linha Highline 250 TSI soma aos itens de série da Comfortline bancos revestidos de couro, espelho interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento automático, iluminação ambiente em led, detector de fadiga, sistema Kessy, start&stop e sensores de chuva e crepuscular. No visual, difere-se pelo rack de teto na cor Prata Anodizada e moldura cromada para os faróis de neblina, grade dianteira e frisos laterais na região inferior dos vidros. Há três pacotes opcionais para a “top”: o Innovation traz o painel totalmente digital (Active Info Display), sistema de som Discover Media com navegador via satélite, tela colorida de 8 polegadas, comando por voz e entrada USB no console central e o seletor de modo de condução, o Sky View, com teto solar panorâmico, e o Tech&Beats, com o sistema Park Assist 3.0, faróis full-led com luz de condução diurna em led e o sistema de som Beats.

 

 

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