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Foguete na pele de SUV

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Os utilitários esportivos BMW X3 M e X4 M receberam o motor de seis cilindros em linha mais potente em um carro de rua. A recém-desenvolvida unidade 3.0 de alta rotação com a tecnologia M TwinPower Turbo gera uma potência máxima de 480 cavalos e torque de 60 kgfm. O propulsor biturbo construído especialmente para os dois modelos da marca alemã está associado à transmissão M Steptronic de 8 velocidades com Drivelogic e usa o novo sistema de tração integral M xDrive, que fez sua estreia no BMW M5, para canalizar sua potência para a estrada. O M xDrive tem um segmento em diagonal nas rodas traseiras e oferece ao motorista dois modos de condução 4×4. A interação controlada centralmente entre o M xDrive e o Active M Differential no eixo traseiro permite que o sistema de tração integral divida a potência nas quatro rodas de forma ideal. De acordo com a BMW, o X3 M e o X4 M aceleram de zero a 100 km/ em apenas 4,2 segundos. A fabricante não revelou a velocidade final dos dois modelos.

600LT no pedaço

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A família McLaren ganhou um novo integrante no Brasil com a chegada do 600LT. O modelo dá início ao próximo capítulo da história dos McLaren Longtail (LT) e, ao mesmo tempo, estabelece uma nova referência como o mais rápido, mais potente e mais focado nas pistas, porém, homologado para andar nas ruas, dos McLaren Sports Series já criados. Para ter todos esses superlativos, o 600LT é equipado com o motor 3.8 V8 biturbo de 600 cavalos de potência e 62 kgfm de torque. A impressionante relação peso-potência é de 2,078 quilos por cavalo. O propulsor trabalha em sintonia com o câmbio automatizado de 7 marchas e com a tração integral. Conforme a marca inglesa, o 600LT é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em meros 3,1 segundos. A título de comparação, um bólido da Fórmula-1 faz isso em 1,5 segundo. A nova carroceria de fibra de carbono e o difusor traseiro de grandes dimensões proporcionam um “downforce” (pressão aerodinâmica) que aumenta ainda mais o desempenho dinâmico do 600LT. Como seus antecessores 675LT, cada 600LT é montado manualmente no Centro de Produção McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.

Eletrificação para o público

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Apresentar diversas formas de eletrificação veicular foi o objetivo do Nissan Electric Café, evento promovido pela marca japonesa no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Além do Leaf, veículo 100% “verde” mais vendido do mundo, foram mostradas outras três alternativas aos motores a combustão: o X-Trail híbrido, o Sofc e o Note e-Power. “A eletrificação é um dos pilares da visão da mobilidade inteligente da Nissan. Por isso, temos um portfólio global inovador com diferentes soluções de tecnologias eficientes, o que inclui o Leaf. No Brasil, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica”, explica Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil. O Leaf está em fase de pré-venda no país, com 15 unidades já reservadas, número que, segundo a fabricante, supera as expectativas. O carro chega ao mercado brasileiro neste ano, inicialmente, em seis cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Durante o evento em Interlagos, a marca japonesa mostrou na prática algumas ativações que refletem os pilares da Nissan Intelligent Mobility como um simulador da Fórmula-E (categoria oficial da FIA com carros 100% elétricos), a tecnologia V2G (Vehicle-to-Grid) – carrega os smartphones usando a energia do Leaf – e o Troque Sua Energia, com o potencial de utilização das baterias de segunda vida.

Experiência off-road

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Líder de vendas entre os SUVs no Brasil, segmento que ela mesma criou, a Jeep montou uma pista de off-road, com muitos pontos radicais, em área de 6 mil metros quadrados no Brooklin, Zona Sul de São Paulo. A Arena Jeep abriu suas portas na última sexta-feira, dia 15, e se estende até o dia 24. No evento, o público pode conferir toda a capacidade fora-de-estrada do Renegade e do Compass, em versões 4×4 e 4×2. Além de curtir o off-road, quem for à Arena Jeep verá três dos próximos lançamentos da marca: a nova geração do Wrangler, nas versões Rubicon e Sahara, e as séries especiais Renegade Willys e Compass S. A Arena está montada na Avenida Roque Petroni Júnior, 630. Até o dia 22, abre das 14h às 22h. No último fim de semana, o horário é das 10h às 22h. Para dirigir na pista, é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação há pelo menos cinco anos.

Alegorias e adereços

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Com mais de 4.400 unidades vendidas em janeiro, o Fiat Mobi começa a consolidar seu espaço como um dos preferidos para os grandes centros urbanos devido ao seu tamanho (subcompacto) e pelos baixos níveis de consumo de combustível, seja na configuração Fire de quatro cilindros, disponível nas versões Easy, Like e Way, ou nos modelos Drive, equipados com motor FireFly de três cilindros. A FCA lança agora um pacote de personalização do modelo produzido em Betim (MG). Por meio do Kit Pack Cross, qualquer versão do Mobi pode se tornar mais atrativa e exclusiva, trazendo elementos que realçam a robustez do modelo e o design de suas linhas. O Pack Cross é composto por adesivo no capô, pintura bicolor (com teto preto), faixas laterais e calotas escurecidas. O kit acrescenta R$ 950 ao preço da versão.

De modelo a marca

O Jetta será transformado em uma marca do Grupo Volkswagen, já composto por Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat, Skoda, Porsche e a própria VW. O nome do sedã médio terá vida independente no mercado chinês. A Jetta seria um tipo de Dacia, divisão da Renault na Europa com modelos mais simples. Na China, a marca Jetta poderá ter um sedã e dois utilitários esportivos com preços mais acessíveis. O sedã será o Santana com nome de Jetta VA3, enquanto os SUVs serão o Ateca e o Terraco, produzidos pela espanhola Seat, chamados de Jetta VS5 e VS7. No resto do mundo, o Jetta continuará sendo um modelo, como sempre foi.

Bem na foto

Pela terceira vez, a Renault foi escolhida como a montadora com o melhor serviço de atendimento ao cliente no Brasil, de acordo com o levantamento da revista “Exame”, em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). A marca francesa recebeu o título de “Destaque Setorial em Atendimento ao Cliente conforme o nono Ranking Exame/IBRC” por ter ficado em primeiro lugar entre todas as empresas do setor automotivo. Na classificação geral, a Renault ficou em quarto lugar em 2018, um avanço de 11 posições em relação a 2017, quando ficou em 15º. O ranking da Exame IBRC analisou mais de 500 empresas no país, escolhendo cem finalistas, dentre as quais foram destacadas as 25 melhores, as 25 piores e as mais bem colocadas em seus setores. O ranking é divulgado desde 2010 e é uma referência nacional em análise de atendimento ao cliente no Brasil.

Motor em foco

A FCA abriu um chamamento para recall de 88.803 unidades do Jeep Compass produzidas de 2016 a 2019. Os carros envolvidos podem apresentar funcionamento irregular e ter pane no motor devido a problemas no sensor de pressão de combustível nas configurações bicombustível. Se houver falhas, fica comprometida a dirigibilidade do veículo, com risco de acidente e danos físicos e materiais aos ocupantes do carro e de terceiros. O atendimento ao recall se iniciou no dia 18 de fevereiro nas concessionárias da marca norte-americana. Com o tempo mínimo de duas horas para o reparo, é feita uma análise e eventual substituição do sensor de pressão e atualização do software da unidade de controle do motor. Os números de chassi não sequenciais tem os últimos seis dígitos de H00340 a J41119. Para mais consultas e informações, a Jeep disponibiliza o telefone 0800 703 7150 e o site www.jeep.com.br .

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