Divulgação

Depois de estrear no Brasil durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo no ano passado na configuração Launch Edition – limitada a apenas cem unidades –, o novo Mercedes-Benz Classe A desembarca de vez no país com a versão 250 Vision, com preço de R$ 194.900. O carro produzido na Alemanha nada tem a ver com o monovolume Classe A fabricado em Juiz de Fora (MG) de 1999 a 2005. O novo Classe A é um hatch equipado com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 224 cavalos de potência a 5.800 rotações por minuto e 35 kgfm de torque a 1.800 rpm, associado à transmissão de dupla embreagem 7G-DCT de 7 velocidades. Conforme dados da marca alemã, o “powertrain” leva o carro a acelerar de zero a 100 km/h em 6,2 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Divulgação

O novo Classe A marcou a estreia global do sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com um conjunto de telas digitais no total de 20,5 polegadas. Segundo a marca, o sistema inteligente e intuitivo é uma revolução para a experiência de uso do veículo. Itens com apelo emocional brilham por meio de gráficos de alta resolução, calculados e apresentados em tempo real. Um dos principais elementos é o cockpit Widescreen com várias possibilidades de operação: por meio do volante multifuncional, do “touchpad” no console central, via toque no próprio display de mídia e no controle vocal inteligente com reconhecimento da voz, ativado pelas palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”. Funções como ajuste do ar-condicionado, escolha de uma estação de rádio, forma como o motorista está dirigindo e abertura do teto-solar podem ser acessadas pelo MBUX.

Para a Mercedes, o design do novo Classe A é o próximo passo na filosofia estética da marca da estrela de três pontas. Suas dimensões e proporções otimizadas levaram a uma nova linguagem de estilo do modelo compacto. Na frente, os faróis foram alongados e contam com elementos cromados, leds e luzes de circulação diurna. A grade com o logotipo da fabricante ao centro traz uma lâmina prateada no meio. Graças à nova plataforma, o Classe A cresceu visualmente e nos números, com um generoso entre-eixos de 2,73 metros e 4,41 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,44 metro de altura. O capô se inclina mais do que nas versões anteriores, tornando a dianteira mais agressiva e esportiva. Os largos arcos das rodas de 18 polegadas com cinco raios também conferem jovialidade e esportividade ao veículo.

Divulgação

O interior do Classe A foi completamente redefinido. A arquitetura da cabine foi modelada, eliminando a cobertura acima do cockpit. Assim, o corpo principal do painel em formato de asa se estende de uma porta dianteira à outra. As saídas de ar em estilo turbina são outro destaque. O painel principal é dividido em duas seções tridimensionais horizontais. O display independente é oferecido com duas telas de 10,25 polegadas cada.

O novo Classe A conta com alguns dos mais recentes sistemas de ajuda à condução adotados pela Mercedes-Benz, como o Assistente de Frenagem Ativo. Dependendo da situação, o sistema pode reduzir as consequências de colisões traseiras. O modelo foi o primeiro automóvel da Mercedes projetado no Centro de Tecnologia para Segurança Veicular (TFS). O projeto das estruturas do veículo foi desenvolvido a partir de pesquisas feitas em acidentes reais. Cada componente individual da carroceria foi elaborado de acordo com as cargas e tensões relacionadas à geometria e espessura do material. A célula de segurança dos passageiros, construída em aço de alta e ultra resistência e endurecida na estampagem, ajuda a preservar a integridade dos ocupantes do carro em batidas frontais, laterais e traseiras e em capotagens.

Divulgação

O motorista e o passageiro da frente têm cintos de segurança de três pontos com limitador de força e tensionador. Os dois bancos traseiros são equipados com cintos de segurança com carretel tensionador e limitador de força. O novo Classe A é equipado com airbags frontais, de joelho e laterais tipo cortina, que cobrem também as colunas A (as da frente do veículo). Bolsas laterais para o tórax são de série para a parte da frente.

Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA