Em nenhum outro salão automotivo mundial as picapes estão mais à vontade do que em Detroit. Afinal, o veículo mais vendido nos Estados Unidos, há muito tempo, é a Ford F-150. A mostra, aberta ao público até o dia 27 de janeiro, destaca novamente a picape de porte grande da Ford, desta vez com a versão Raptor preparada pela Shelby. Mas a eterna rainha está muito bem acompanhada em Detroit, a começar pela representante da Chevrolet. A principal marca da General Motors celebrou no ano passado seu centenário na produção de picapes apresentando a nova geração da Silverado, que deve servir de inspiração das futuras linhas da Colorado, o nome global da S10. A Ram mostra a versão 1500 equipada com tecnologia híbrida e aposta na força dos modelos Heavy Duty 2500 e 3500, enquanto a Jeep – sua “colega” no Grupo FCA – brilha no evento com a Gladiator, picape originada do jipe Wrangler. Para completar a tropa de elite das picapes do Salão de Detroit, as demais integrantes vêm do Japão. A Toyota ataca com a versão topo de linha da Tacoma, a líder nos Estados Unidos entre as picapes médias. A Honda responde com a nova Ridgeline e a Nissan apresenta a segunda geração da Titan XD.
Principais picapes do Salão de Detroit 2019
Ford F-150 Raptor Shelby
A preparadora Shelby conseguiu aperfeiçoar ainda mais a versão Raptor da F-150. Com visual final mais aventureiro, a Baja Raptor tem também o motor mais forte da família da picape grande da Ford. O motor é um 3.5 Ecoboost V6 turbo com 525 cavalos de potência e torque de 84,4 kgfm, tudo associado ao câmbio automático de 10 velocidades e tração integral. A Baja Raptor se diferencia pela suspensão elevada em 7,5 centímetros, ângulos de ataque e de saída maiores, tomada de ar no capô e rodas de 18 polegadas com pneus BFGoodrich KM2. Além de ser mais forte, a versão da Shelby tem maior capacidade off-road.
Chevrolet Silverado
Apresentada em dezembro do ano passado, a nova geração da Silverado é o destaque do estande da Chevrolet em Detroit. A picape grande tem oito configurações. A nova Silverado tem na gama de motores dois V8 a gasolina, 5.3 e 6.2, e um 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha, associados ao novo câmbio automático de 10 velocidades. A Chevrolet não divulgou os números de potência dos motores. O propulsor a diesel deve ser utilizado em outros veículos da GM, como na GMC Sierra 1500. A Silverado 2019 ganhou linhas mais retas na carroceria e “perdeu” 204 quilos devido ao uso de aço de alta resistência na construção do chassi e de alumínio nas portas e nas tampas do cofre do motor e da caçamba.
Ram Heavy Duty 2500 e 3500
Graças ao motor 6.7 turbodiesel de seis cilindros em linha, a Ram 3500 tornou-se a picape mais potente e forte do mercado norte-americano. Com 400 cavalos e, em especial, aos impensáveis 138 kgfm de torque, a Ram topo de linha tem a capacidade de carga de 3,5 mil quilos e pode rebocar até 16 toneladas. O “powertrain” trabalha em conjunto com o câmbio automático Aisin AS69RC de 6 velocidades, projetado para poder suportar o altíssimo torque do veículo. O motor standard das Ram 2500 e 3500 Heavy Duty 2019 é o 6.4 Hemi V8 de 410 cavalos e 59 kgfm de torque.
Jeep Gladiator
Com todas as características de off-road de seu veículo de origem, o Wrangler, a Gladiator utiliza o motor 3.6 Pentastar V6 a gasolina de 289 cavalos de potência e 35,9 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 6 velocidades e à tração integral. Uma transmissão automática de 8 marchas é oferecida como opcional. Conhecido pela força e versatilidade, o motor Pentastar V6 já teve mais de 8,6 milhões de unidades produzidas desde o lançamento, em 2010. Premiada várias vezes, a família de propulsores é feita atualmente em três fábricas – duas nos Estados Unidos e uma no México. Um 3.0 V6 a diesel estará disponível para a Gladiator em 2020, com 260 cavalos e 61,1 kgfm de torque.
Toyota Tacoma
A nova Tacoma faz as honras da casa no estande da Toyota em Detroit. A picape tem como motor básico um 2.4 de quatro cilindros com 159 cavalos de potência, com câmbio manual de 6 velocidades. Um 3.5 V6 está disponível nas versões mais equipadas, com potência de 278 cavalos. Todas as configurações da picape japonesa têm entradas USB extras, sistema multimídia, Bluetooth e contam com espelhamento de smartphones. A Tacoma tem ainda o Safety Sense P da Toyota, com detecção de pedestre, alerta de mudança de faixa, manutenção de velocidade de cruzeiro e acendimento automático dos faróis.
Honda Ridgeline
Desde sua estreia em 2016, também no Salão de Detroit, a Honda promete estudar a possibilidade de trazer a Ridgeline para o mercado brasileiro, para concorrer com as configurações topo de linha da Chevrolet S10, da Toyota Hilux, da Ford Ranger, da Volkswagen Amarok e da Nissan Frontier. Ao contrário da maioria de suas rivais, a Ridgeline tem o chassi monobloco no lugar das longarinas. Na segunda geração, a picape oriental mudou o design, ficou mais longa e recebeu novos recursos, como bancos rebatíveis e um fundo falso na caçamba. A Ridgeline tem motor 3.5 V6, câmbio automático de 6 velocidades e tração 4×2 ou integral.
Nissan Titan XD
Quando foi introduzida, em 2016, a Nissan Titan XD sacudiu o segmento de picapes de grande porte nos Estados Unidos e no Canadá, com um design arrojado e grande capacidade de carga. Agora, em seu terceiro ano, a Titan XD inclui estilos de carroceria com cabine simples e dupla e é equipada com o motor 5.0 V8 Cummins turbodiesel de 310 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades ou o 5.6 V8 Endurance a gasolina de 390 cavalos e transmissão automática de 7 marchas.