Criatura do frio
Se a tração integral sugere sempre uma situação extrema de condução, a Nissan resolveu radicalizar de vez. Batizado de Altima-te AWD e baseado no Altima com tração 4×4, o “abominável sedã das neves” tem lagartas de tanque de guerra no lugar dos pneus. Ao contrário de seu irmão “normal” de fábrica, a aberração não terá pares, é um veículo único, criado pela Motorsports in Action (MIA), de Quebec, um dos cantos franceses do Canadá. E sua aparição pública só poderia ter sido no Salão de Montreal, que está sendo realizado sob o sempre rigoroso inverno do país norte-americano até o dia 27 de janeiro. As lagartas do Altima-te têm 1,22 metro de comprimento, 75 centímetros de altura e 38 centímetros de largura, cada uma. Para ser instalado, o sistema exigiu fortes modificações na carroceria e no chassi. A mais visível está nos quatro para-lamas, que receberam para-barros de 18 centímetros de cada lado para acomodar as lagartas, aumentando a largura do carro em 36 centímetros. A conversão do Altima em “tanque de guerra” foi feito em 250 horas, pouco mais de 10 dias ininterruptos de trabalhos.
Carrocop
A Ford está apresentando no Salão de Detroit – com portas abertas ao público até o dia 27 de janeiro – o Police Interceptor Utility híbrido. A marca norte-americana tem uma tradição de quase sete décadas equipando as forças policiais dos Estados Unidos, com modelos especialmente construídos derivados de algumas de suas linhas mais populares. Em 1950, a Ford tornou-se a primeira fabricante a oferecer um pacote especial para esse segmento, focado em segurança, durabilidade e desempenho. As opções de motores do Police Interceptor Utility são, além do elétrico, o 3.3, o 3.0 EcoBoost e o 3.3 V6, todos com transmissão automática de 10 marchas e tração inteligente nas quatro rodas com modo de controle para neve e areia. O Police Interceptor traz várias inovações de segurança para os agentes, como o Alerta de Perímetro de Polícia, com sensores que monitoram uma área de cerca de 270 graus ao redor do veículo. Quando detecta um movimento suspeito, o sistema liga automaticamente a câmera traseira, gera um alerta sonoro, fecha as janelas e tranca as portas. A movimentação suspeita também é mostrada no painel digital. Como opcional, oferece câmera traseira sob demanda, vários pacotes de iluminação e frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, que pode ser desativada para manobras de interceptação.
O luxo do luxo
A Rolls-Royce teve a melhor temporada em 2018 de seus 115 anos de existência também no chamado mercado de carros feitos “sob medida”, ou seja, personalizados. Nesse nicho, cada veículo é feito artesanalmente no Home of Rolls-Royce, em Goodwood, West Sussex, na Inglaterra, conhecido como um centro global de excelência em fabricação de luxo. O Phantom Whispered Muse, por exemplo, é uma obra-prima. O carro confirma a incontestável liderança da Rolls-Royce na arte do luxo e da personalização sobre quatro rodas. Cada cliente leva para casa um veículo único, só dele. Em linhas gerais, a Rolls-Royce Motor Cars – subsidiária do BMW Group – teve 4.107 veículos “normais” vendidos no ano passado, entregues em mais de 50 países.
Caixa de surpresas
Apresentada no Salão de Bruxelas, na Bélgica, a perua Ford Mondeo Hybrid Wagon começa a ser entregue na Europa a partir de março. A nova transmissão automática de 8 velocidades, que trabalha em conjunto com os motores 2.0 a diesel EcoBlue (turbo) de 150 e 190 cavalos, foi projetada para aumentar a eficiência de combustível, proporcionar um desempenho ágil e mudanças de marchas suaves e rápidas. O sistema de transmissão tem recursos como o Adaptive Shift Scheduling – avalia os estilos de condução individuais para melhorar os tempos de mudanças de marchas – e o Controle de Qualidade de Mudança Adaptativa – dá informações ambientais para ajustar as pressões da embreagem para trocas mais suaves. A tecnologia também se adapta ao estilo de condução do motorista.
Nova estratégia
Mark Reuss, presidente da General Motors, anunciou que a empresa lançará a partir deste ano uma nova família global de veículos de alto volume de vendas. Resultantes de investimentos anunciados em 2015, os novos modelos pretendem otimizar o complexo portfólio atual e contribuir para que a GM expanda seus negócios em mercados considerados estratégicos. A nova família de veículos será composta por uma série de produtos, incluindo sedãs e SUVs das marcas Chevrolet e Buick, desenvolvidos por uma equipe mundial de engenheiros especializados nas características de cada mercado. O primeiro modelo a ser revelado será um Chevrolet projetado para atender às peculiaridades do consumidor da China, atualmente o maior mercado em volume de vendas da companhia. A apresentação do veículo acontecerá em março. Outros modelos da nova família chegarão depois a 40 diferentes países da América do Sul e do México, regiões em que a marca Chevrolet é líder de vendas há anos.
Quer fiança
O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-comandante da aliança Renault Nissan Mitsubishi, admitiu nesta semana acatar todas as condições da Justiça japonesa para poder sair da prisão sob fiança. As condições oferecidas para a soltura são permanecer no país e colaborar com as investigações. Preso desde o dia 19 de novembro, Ghosn é acusado de esconder compensações milionárias da Nissan e de utilizar recursos da fabricante para cobrir perdas pessoais no mercado financeiro. Descendente de libaneses, o dirigente nasceu no Brasil em 1954, em Rondônia. Já adulto, se mudou para a França, onde obteve a cidadania. Se a Justiça do Japão aceitar as acusações dos promotores, Ghosn será levado ao tribunal. Se for considerado culpado, poderá pegar uma pena de até 15 anos de prisão. O franco-brasileiro se diz inocente das duas acusações.
Rainha dos ianques
Com 1,07 milhão de picapes vendidas no ano passado em escala mundial, a Ford ampliou sua liderança no seguimento. A maior parte do volume foi destinada ao mercado norte-americano, no qual a F-150 é o veículo mais vendido há 37 anos. “Estamos orgulhosos e honrados em ajudar nossos clientes de picapes e veículos comerciais em todo o planeta a fazer o seu trabalho, com modelos que vão da Ranger à Transit”, disse Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford. Se a Série F fosse um negócio próprio, teria uma receita próxima de US$ 50 bilhões, tendo como base o preço médio de US$ 46.700 da picape nos Estados Unidos. Ou seja, uma receita maior que empresas como Oracle (US$ 37 bilhões), American Express (US$ 35 bilhões) e Best Buy (US$ 42 bilhões). No Brasil, a Série F também tem uma longa tradição, desde o pioneiro F-600 – primeiro veículo nacional produzido pela Ford, em 1957 – a modelos como a F-1000 e F-250. Hoje, a linha é representada no país pelos modelos F-350 e F-4000, do segmento de caminhões.
O campeão de sempre
Conforme a consultoria Focus2move, o Toyota Corolla manteve a liderança no ranking de veículos mais vendidos no planeta em 2018. O sedã japonês teve 1,18 milhão de unidades emplacadas, com queda de 1,7% ante 2017, quando também foi o campeão de vendas. O “Top Ten” mundial teve ainda a Ford Série F, com 1,08 milhão de unidades comercializadas, o Toyota Rav4 (837,62 mil), o Honda Civic (823,16 mil), o Volkswagen Tiguan (791,27 mil), o Volkswagen Golf (789,51 mil), o Honda CR-V (747,64 mil), o Volkswagen Polo (725,46 mil), o Toyota Camry (661,38 mil) e a Chevrolet Silverado (651,09 mil). Produzido nos cinco continentes, o Corolla é o veículo mais vendido da história da indústria automotiva mundial.