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Hora da mudança

Para renovar a frota, a empresa Granero Transportes acaba de comprar 10 novos modelos Volkswagen Constellation 15.190, que chegam com a previsão de rodar em média 17 mil quilômetros ao mês. A transportadora especializada em mudanças residenciais utiliza os caminhões Volkswagen há mais de 30 anos. No lugar dos antigos 12.140 vieram os de 15 toneladas, caso da mais recente aquisição. E para substituir os 17.210, a aposta da empresa tem sido os Constellation 24.280. “A estratégia é que cada baú leve a mudança de mais de uma residência, oferecendo aos clientes o melhor custo-benefício”, destaca Everton Granero, diretor de Franquias da Granero Transportes. A boa imagem dos caminhões médios da VW no mercado brasileiro se reflete no ranking de vendas totais de 2018: com 60% dos emplacamentos, a empresa é líder na fatia de 10 a 15 toneladas, com 4.678 modelos vendidos.

Meio milhão

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Em 2018, a Daimler Trucks, líder mundial na produção de caminhões, teve um dos melhores anos de sua história. Com base em dados iniciais, as vendas das marcas Mercedes-Benz, FUSO, Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses e BharatBenz superaram 500 mil unidades no ano passado, volume acima dos 470.700 caminhões de 2017. Os números exatos serão anunciados pela Daimler AG no próximo dia 6 de fevereiro. A Divisão de Caminhões do Grupo Daimler aumentou suas vendas em 11% até novembro de 2018, atingindo aproximadamente 466.900 unidades comercializadas, bem acima dos 422.500 caminhões vendidos no mesmo período de 2017. Na América Latina, a Daimler Trucks também aumentou vendas nos primeiros 11 meses de 2018, chegando a 26% de crescimento, com 34.400 caminhões (mesmo período do ano anterior: 27.300). Para esse resultado positivo, um dos destaques foram as vendas no Brasil, o principal mercado da região. Com aproximadamente 19 mil veículos, as vendas no país aumentaram 45% em relação aos 13 mil do mesmo período do ano anterior. Com uma participação de mercado de 27,8%, a marca Mercedes-Benz novamente foi a líder do mercado brasileiro de caminhões.

Para além dos Andes

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A encarroçadora de ônibus gaúcha Marcopolo, em parceria com a Mercedes-Benz, fechou a venda de 342 veículos, adquiridos por três dos maiores operadores do sistema Transantiago: Metbus, STP Santiago S.A. e Redbus Urbano S.A. As primeiras 150 unidades já foram fabricadas em Caxias do Sul e embarcadas para o Chile. A Marcopolo é uma das principais fornecedoras de ônibus para o sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Santiago, o Transantiago. Composta pelos modelos Torino Low Entry Articulado e Torino Low Entry, é a primeira frota em operação na América Latina com a tecnologia Euro 6, a mais avançada para redução da emissão de poluentes em motores diesel, com 66% menos Material Particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação. “O Chile foi, em 2018, o nosso principal mercado na América do Sul, com mais de 970 unidades. O novo fornecimento para o Transantiago vinha sendo negociado há meses, e a equipe multifuncional criada especificamente para esse projeto trabalhou para desenvolver dois modelos diferenciados que pudessem oferecer o máximo em segurança, conforto, robustez e eficiência”, comemora o diretor do Negócio ônibus da Marcopolo, Rodrigo Pikussa.

Urbanos elétricos

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Na Alemanha, a empresa Rhein-Neckar-Verkehr GmbH (RNV) colocou em operação em janeiro três ônibus elétricos eCitaro, da Mercedes Benz. “O eCitaro está redefinindo o transporte convencional de ônibus e constitui, para nós, o símbolo do transporte público orientado ao futuro. É por isso que reunimos um pacote de soluções, que compreende o veículo, o gerenciamento da carga elétrica e a consultoria com a qual estamos dando apoio à empresa de transporte em seu esforço para eletrificar seus ônibus”, explica Till Oberwörder, diretor da Daimler Buses. Com sua tecnologia de carga de energia elétrica, o eCitaro se adequa às condições existentes na RNV. A meta de 200 quilômetros ou mais por dia pode ser alcançada com uma carga rápida durante os intervalos de operação.

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