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Descoberta especial

A Land Rover acaba de lançar uma série especial para a linha 2019 do Discovery Sport, a Landmark Edition. Serão apenas 70 unidades para o mercado brasileiro. O modelo tem como base a versão SE e incorpora elementos de design exclusivos. O Discovery Sport Landmark Edition já está disponível nas concessionárias de todo o país com preços a partir de R$ 274.500. A série especial tem motor Ingenium 2.0 turbodiesel com 180 cavalos de potência e 43 kgfm de torque. Desenvolvidos pela Jaguar Land Rover no Reino Unido, os motores Ingenium turbodiesel são considerados os mais eficientes em termos de consumo de combustível. Disponível nas cores Cinza Corris e Branco Yulong, a Landmark Edition tem rodas de liga leve aro 19”, similares às da versão HSE, e teto contrastante em Cinza Carpathian.

Italiano apressado

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O Lamborghini Huracán Evo 2019 foi apresentado no Salão de Detroit, aberto ao público até o dia 27 de janeiro. O esportivo tem como base a versão Performante e vem com detalhes no design para se tornar mais chamativo – como se um Lamborghini precisasse disso… – e é ainda mais rápido. O motor é o 5.2 V10 aspirado de 640 cavalos e 61,2 kgfm de torque associado ao câmbio de dupla embreagem e 7 velocidades. O Huracán Evo acelera de zero a 100 km/h em 2,9 segundos. A título de comparação para ver o quanto esse Lamborghini é rápido, um Fórmula-1 faz a mesma aceleração em 1,5 segundo. A máxima do “bicho” italiano é de 325 km/h.

O poder da eletricidade

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O Nissan Note foi o carro mais vendido do mercado japonês em 2018, com 136.324 novas unidades emplacadas. No Japão, o ranking não leva em conta as minivans e os veículos produzidos fora do país. Cerca de 70% das vendas do Note foram de versões com o e-Power. O sistema tem um dispositivo de transmissão elétrica com uma bateria que é carregada por um motor a gasolina. Como a tração para as rodas vem somente do motor elétrico, os carros com o e-Power têm a mesma aceleração suave e o desempenho ágil de um veículo elétrico puro. O motor a gasolina, usado apenas para carregar a bateria, funciona a uma velocidade ideal em todos os momentos para a máxima eficiência de combustível.

Fase emergente

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A parceria Caoa Chery completou seu primeiro ano soltando foguetes. Em 2018, foram vendidas 8.640 unidades da nova marca sino-brasileira, todas produzidas no Brasil, em Jacareí (SP) ou Anápolis (GO). O volume representa uma alta de 131,6% na comparação ao ano anterior, quando as duas fabricantes ainda não estavam unidas. A produção da Caoa Chery superou as 10 mil unidades. Com um bom desempenho nos balcões das concessionárias desde seu lançamento, em abril de 2018, o Tiggo 2 foi o carro-chefe da parceria. O modelo ficou em 15º lugar no ranking dos SUVs mais vendidos do Brasil em dezembro e em 18º no acumulado do ano, com um total de 5.194 unidades emplacadas. A nova marca iniciou 2018 com 25 lojas e fechou o ano com 65, sendo que esse número deve chegar a cem nos próximos meses, segundo previsões da parceria.

Em duas frentes

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O novo e visualmente notável Nissan Leaf Nismo RC debutou em duas frente neste começo de ano. Primeiro, o superesportivo elétrico fez sua estreia na América do Norte durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. Outro exemplar do supercarro está em exibição na Nissan Crossing, a galeria da marca em Tóquio. O misto de modelo de rua e de pista foi desenvolvido pelo braço de competições da Nissan, a Nismo. Com dois motores elétricos, tecnologia avançada de bateria, tração integral e um design reestilizado e mais agressivo, o carro representa a última palavra em propulsão elétrica de competição. Os motores, instalados nas extremidades do chassi – um na frente e outro atrás –, gerenciam a potência de forma independente para cada eixo. Entregam um total de 240 kW (326 cavalos) e 64 kgfm de torque instantâneo para as quatro rodas. Segundo a Nissan, o novo sistema de tração integral dá ao Leaf Nismo RC uma capacidade impressionante de fazer curvas grudado ao chão.

Jipe com caçamba

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A Jeep, marca do Grupo FCA, destaca no Salão de Detroit a picape Gladiator, que tem desembarque previsto para o Brasil em 2020. Tendo como base o Wrangler, a Gladiator é equipada com o motor Pentastar 3.6 V6 a gasolina de 289 cavalos e 35,9 kgfm de torque. O “powertrain” é completado com o câmbio manual de 6 velocidades, sistema star-stop e tração 4×4, como não poderia ser diferente em se tratando de um Jeep. A transmissão automática de 8 marchas fica como opcional. “Indiscutivelmente, uma picape, e imediatamente reconhecível, um Jeep. A Gladiator representa o que há de mais novo em veículos preparados para levar a cabo todo tipo de aventuras ao ar livre”, afirma Tim Kuniskis, comandante da marca Jeep na América do Norte.

Acordo de gigantes

A Volkswagen AG e a Ford Motor Company confirmaram durante o Salão de Detroit, nesta terça-feira, dia 15 de janeiro, o acordo formal de uma ampla aliança entre as duas empresas para permitir que as duas gigantes da indústria automotiva possam aumentar sua competitividade. O CEO da VW, Herbert Diess, e o da Ford, Jim Hackett, confirmaram que as empresas pretendem desenvolver vans comerciais e picapes médias para os mercados globais a partir de 2022. Além disso, as duas fabricantes assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e modelos elétricos. As empresas afirmaram também estarem abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. O acordo firmado agora nada tem a ver com a parceria chamada de Autolatina, ocorrida na década de 80. Naquela vez, a VW e a Ford se uniram no Brasil para uma troca de equipamentos, compartilhamento de modelos e redução de custos nas operações das duas empresas.

Em velocidade de cruzeiro

A Porsche fechou o ano de 2018 como o melhor de sua história em termos de vendas globais. A fabricante de Stuttgart entregou 256.255 unidades em todo o mundo, representando um aumento de 4% em comparação a 2017. Entre os modelos, o Panamera registrou o maior crescimento percentual, com um aumento de 38% nas vendas e 38.443 emplacamentos. Curiosamente, os modelos mais vendidos da marca alemã foram os dois SUV da fabricante de carros esportivos. O Macan foi o de maior volume de vendas, com 86.031 exemplares emplacados em 2018, seguido pelo Cayenne, que teve 71.458 unidades entregues. No Brasil, a Porsche vendeu 1.444 unidades em 2018, um aumento de 28% em comparação ao ano anterior.

 

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