No Mercosul, 2019 tem tudo para ser o ano das picapes. Novos “players” chegarão para os segmentos de utilitários com caçamba de médio e grande porte, com motores a gasolina e diesel potentes, alguns importados e outros com fabricação local. Há marcas bastante tradicionais no segmento, como Ford e Mitsubishi, e também as que marcarão sua estreia local nessa briga, como Mercedes-Benz e Renault. As duas últimas dividirão a linha de montagem na cidade argentina de Córdoba com a Nissan Frontier, que antes vinha do México e, no final do ano passado, se tornou “made in Argentina”. Embora alguns modelos não tenham sido confirmados oficialmente e as datas de chegada em cada país possam variar, a expectativa é que o segmento de picapes seja um dos que concentrarão as novidades mais suculentas do mercado automotivo da região esse ano.
Picapes aguardadas no Mercosul em 2019
Ford F-150 Raptor e Ranger Raptor
Uma das novas picapes mais aguardadas para 2019 é a Ford F-150, produzida nos Estados Unidos e destinada ao segmento de picapes grandes – competirá com a RAM. Não se sabe que motorização será adotada no Mercosul. Nos Estados Unidos, a gama inclui um motor 5.0 V8 a gasolina com 400 cavalos de potência e 55,2 kgfm de torque. Destaque no último Salão Internacional do automóvel de São Paulo, em novembro, a Raptor, a versão esportiva destinada ao extremo off-road, também chegará. Será oferecida com um brutal motor EcoBoost V6 com turbocompressor duplo, 456 cavalos e 70,5 kgfm. A caixa é automática com 10 velocidades e a tração é 4×4 com reduzida. Haverá também uma Ranger Raptor, a versão mais off-road da picape média fabricada em Pacheco, na Argentina, com um motor a diesel de 2.0 turbo com 213 cavalos e 51 kgfm de torque, caixa automática com 10 velocidades e tração 4×4.
Mercedes-Benz Classe X
Outra picape que estreará localmente em 2019 é a Mercedes-Benz Classe X, produzida na fábrica argentina de Córdoba, junto com a Nissan Frontier e Renault Alaskan. No Mercosul, a Classe X terá uma gama de versões a diesel com 163 e 190 cavalos e um V6 com 258 cavalos. Ainda não há confirmação se, no mercado local, a Classe X será oferecida nas concessionárias de veículos comerciais da Mercedes-Benz ou na rede de lojas de automóveis da marca. Ou, talvez, em ambas.
Renault Alaskan
Depois de debutar sem grande alarde no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro, a Alaskan já foi confirmada pela Renault para este ano. Será a primeira oferta da marca do losango no segmento de picapes de tamanho médio. Se destacará por oferecer um frente com design próprio e um interior semelhante ao da Nissan Frontier, com a qual deve compartilhar o motor diesel 2.3 turbo com 190 cavalos.
Mitsubishi L200 2019
A Mitsubishi trará para o Mercosul a reestilização da L200 apresentada no final do ano passado na Tailândia, de onde deverá ser importada ainda este ano para o mercado argentino. Tem grandes inovações na frente, que lembra a do Eclispse Cross. Além disso, a picape trará uma evolução nos sistemas de tração 4×4 e melhorias nos equipamentos de segurança. Mantém o conhecido motor a diesel de 2,4 litros com turbo, 181 cavalos e 44 kgfm, agora combinado com uma nova transmissão automática com 6 marchas. Não há previsão de quando esse novo visual estará nas concessionárias brasileiras, que são abastecidas pela fábrica da cidade goiana de Catalão.
Volkswagen Amarok V6 de 258 cavalos
Finalmente, a Volkswagen Argentina adicionará a sua oferta a Amarok V6 com 258 cavalos (atualmente tem 224 cavalos). O motor é combinado com a transmissão automática de 8 velocidades e o 4Motion all-wheel drive. A missão dessa nova versão será lutar no topo do segmento com a Mercedes-Benz Classe X V6, que tem exatamente a mesma potência.