Divulgação

Desde que assumiu o controle de sua marca no Brasil, em fevereiro de 2011, a Harley-Davidson promoveu grandes mudanças para evoluir a linha de motocicletas e algumas importantes guinadas estratégicas na atuação da empresa. De uma linha enorme com mais de 50 versões divididas em cinco famílias de motos, hoje são 21 modelos em três famílias: Touring, Sportster e Softail. Nada melhor do que esta época do ano – o verão – para falar de motos Touring da Harley-Davidson, as preferidas dos fãs da marca e dos viajantes. A nova linha Touring Harley-Davidson para 2019 foi apresentada junto com outras novidades em outubro deste ano. Como o próprio nome da família sugere, essas motos foram feitas para viajar e é na estrada que elas mostram todo seu potencial para oferecer uma experiência de pilotagem prazerosa e com completo conforto por muitos quilômetros e horas. Por isso, a Harley-Davidson organizou um test-ride bem completo na região de Mérida, na península do Yucatán, região sudeste do México, um dos locais de maior fluxo turístico do país e berço dos Maias, civilização que povoou aquela área, onde hoje estão várias ruínas históricas.

Divulgação

É verdade que as mudanças na linha Touring não foram muitas, mas são significativas. Além de detalhes de acabamento, cores e grafismos, as principais modificações são duas: a adoção do novo motor Milwaukee-Eight 114 (1.868 cm³) e o novo sistema de informação e lazer – “Infotainment” – Boom! Box GTS. Esses dois itens agora equipam toda a família, composta pelos modelos Street Glide Special, Road Glide Special, Road Glide Ultra e a Ultra Limited. A família touring ainda tem mais duas versões da Road King – Special 114 e Classic 107 – a última manteve o motor menor (1.745 cm³), no entanto, nenhuma delas tem o novo sistema multimídia e, por isso, ficam fora desta apresentação. Há também as versões CVO – Custom Vehicle Operations da Street Glide, da Road Glide e da Limited, que recebem uma série de equipamentos especiais desta divisão da H-D e o novo e exclusivo motor Milwaukee-Eight 117 (1.923 cm³).

Como o estilo dessas quatro motos varia pouco, o preço segue a mesma linha e coloca apenas R$ 7.500 de diferença entre a mais “barata” e a mais cara. As motos avaliadas nesse test-ride têm os  públicos sugeridos de R$ 95.400 para a Street Glide Special, de R$ 97.900 para a Road Glide Special, de R$ 101.900 para a Road Glide Ultra e de R$ 102.900 para a Ultra Limited.

Impressões ao pilotar

Quatro faces

Divulgação

Há quem imagine que ter em uma moto um sistema de som é de uma inutilidade total, exceto se for para escutar música por fone de ouvido. Para essas pessoas, é uma boa ideia experimentar uma Harley-Davidson equipada com esse sistema de som Boom! Box GTS. Na Ultra Limited CVO, a carenagem frontal está ali para permitir a utilização normal do sistema de som, pois nela é feito um trabalho exemplar de penetração aerodinâmica para criar no cockpit para piloto e garupa um ambiente “silencioso” por meio de uma cortina de ar que não alcança o capacete e elimina toda a turbulência, a ponto de permitir escutar com tranquilidade as músicas ou qualquer outra informação do sistema, inclusive as orientações do GPS.

Mesmo se houvesse algum ruído excessivo ou turbulência, a potência sonora é destaque desse novo sistema Boom! Box GTS: nas “Ultra”, são quatro alto-falantes, e nas “Special”, são dois, cada um com 25 Watts de potência, suficiente para fazer um bom barulho. Outro destaque desse sistema multimídia é a grande capacidade de processamento para acessar suas funções e passar de uma para outra, o que resulta em ações mais rápidas. Sua tela de 6 polegadas em TFT (Thin Film Transistor – Transistor de Filme Fino) “Touch Screen” (sensível ao toque) pode ser acessada com luvas, por comandos e voz e também pelos comandos nos punhos do guidão. Compatível com Apple CarPlay, a Harley-Davidson fica devendo a compatibilidade para quem usa smartphone com sistema Android.

Divulgação

As quatro motos experimentadas no test-ride estavam equipadas com o mesmo motor Milwaukee-Eight 114, de 1.868 cm³ de capacidade e que oferece 16,52 kgfm de torque a 3.500 rpm, ou seja, força de sobra para tudo e mais um pouco! A Harley-Davidson não divulga potência e nesse caso nem faz muito diferença porque o motor empurra com vigor qualquer uma das quatro motos, que têm pesos entre os 380 quilos da Street Glide Special até os 429 quilos da Road Glide Ultra. Isso significa que há de ter potência para empurrar a moto mais o piloto! Durante o teste nas estradas mexicanas, foi possível rodar a velocidades mais altas e claramente se percebe que esse motor não carece de potência, além de oferecer funcionamento muito silencioso e com pouca vibração, em nada lembrando as ruidosas e vibrantes Harley-Davidson do passado.

Divulgação

Os quatro modelos avaliados primam pelo conforto, como não poderia deixar de ser, e se diferenciam pela capacidade de levar mais ou menos bagagem e um garupa com mais (ou menos) conforto. De resto, elas compartilham o mesmo motor, chassi, suspensões e freios, tendo ainda a diferença acentuada pelo design da carenagem frontal, que nas Road Glide Ultra e Road Glide Special tem aquele “sharknose” (nariz de tubarão) e os faróis quadrados, enquanto que as Ultra Limited e Street Glide Special têm a carenagem frontal com o design mais antigo do tipo “batwing” (asa de morcego) e os faróis redondos. Na Road Glide Special, o aparato do painel e da carenagem frontal estão montados sobre o chassi e não no guidão, que alivia peso da suspensão dianteira. Essa diferença é muito sensível e torna a experiência de condução mais fácil para essa moto, sobretudo em manobras e mudanças rápidas de direção.

Divulgação

Outros detalhes que fazem grande diferença para quem viaja são os faróis. No caso das novas Touring H-D são em leds e muito eficientes, melhores até que de muitos carros, representando uma segurança a mais. Claro, os mimos específicos da marca, como o assento com encaixe perfeito para pilotos de qualquer porte, as plataformas de apoio aos pés, a posição natural dos braços no guidão, o cruise control (piloto automático) e todo o aparato eletrônico destinado ao entretenimento, comunicação e conforto dos ocupantes tornam a experiência de pilotagem de qualquer uma dessas quatro Touring da Harley-Davidson muito especial.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA