Elétrico e sem capacete
A Torrot, fabricante espanhol de ciclomotores sediado em Girona, na Catalunha, acaba de apresentar o Velocípedo Biplaza. Trata-se de uma versão aperfeiçoada do Velocípedo apresentado no ano passado, com evoluções nos aspectos funcionais e um segundo assento, que abre a possibilidade de locomover em dupla. Este scooter de três rodas com capota tem propulsão 100% elétrica e pode ser conduzido sem capacete. O motor do Velocípedo oferece uma potência máxima de 11 cavalos e, de acordo com a marca, é capaz de atingir 45 km/h a partir da inércia em apenas 5,5 segundos, com uma velocidade máxima de 95 km/h. O modelo oferece quatro modos de condução – Eco, Urban, Sport Walking e Sport Reverse. O alcance máximo do modelo é de 150 quilômetros. Para abastecer o scooter de 245 quilos, existem cinco baterias removíveis de 8 quilos cada, localizadas no piso, o que favorece um centro de gravidade baixo. O preço da Torrot Velocípedo Biplaza não foi divulgado, mas a Torrot já aceita reservas.
“Kawa” chama
A Kawasaki Motores do Brasil convoca os proprietários das motocicletas modelos Z900 (2018), Z900RS (2019) e Z900RS Café (2019), fabricadas em 2017 e 2018, a agendar uma visita a uma das concessionárias autorizadas Kawasaki para a inspeção da passagem da mangueira de freio traseira e do fio do sensor de rotação da roda traseira, sem qualquer custo. A Kawasaki recomenda aos proprietários que deixem de usar a moto até que a inspeção seja feita. Nas unidades afetadas, a montagem da mangueira do freio e do fio do sensor de rotação da roda pode ter sido feita de maneira incorreta, podendo causar contato com o pneu. O uso contínuo pode resultar em danos na mangueira de freio, podendo ocasionar perda de frenagem na roda e, no caso de danificar o fio do sensor, pode na pior das hipóteses desativar o funcionamento do ABS. Isso pode levar à perda de controle, o que ocasionaria situação de risco podendo ocorrer queda ou colisão. Os agendamentos já estão disponíveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-773-1210, das 8 h às 19 h.
Yamaha treina
Para aperfeiçoar seus serviços de pós-venda, a Yamaha firmou uma parceria com o Senai para montar centros de treinamento em sete Estados para aperfeiçoar a mão de obra e investir na formação de profissionais. Na fase inicial do projeto serão sete Centros de Treinamento padronizados, distribuídos nas unidades do Senai de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Feira de Santana (BA), Iracemápolis (SP), Rio de Janeiro/Jacarepaguá (RJ), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Neles, os mecânicos treinarão em um ambiente similar ao de uma concessionária Yamaha e serão certificados pelo Senai. Professores e alunos terão à disposição os dispositivos de diagnóstico YDT (Yamaha Diagnostic Tool) e ferramentas especiais. A parceria também abrange o Programa de Estágio Técnico – IEL / Yamaha. Os alunos que se destacarem no curso técnico de Motocicletas e Automotivo do Senai terão prioridade nas vagas de estágio das concessionárias da marca no Brasil.
Visão de negócios
Sediada em Modena, no Norte da Itália, a Energica Motor Company se apresenta como a primeira fabricante italiana de motocicletas superesportivas elétricas. Em 2018, a Energica participou pela primeira vez da Inmtermot, o Salão de Colônia, na Alemanha. Lá, expôs a superesportiva Ego Sport Black, que será utilizada na MotoE, nova categoria monomarca do Mundial de Motovelocidade disputada apenas por modelos elétricos. Agora, a marca acaba de anunciar que investirá na criação de um assistente de mudança de faixas, similar ao que já existe em alguns automóveis. Denominado como E2R Project, o dispositivo consiste em um sistema de câmeras que monitora veículos posicionados nos “pontos cegos”, para avisar ao motorista de eventuais ameaças à segurança nas mudanças de faixas e impedir acidentes. Para desenvolvimento da nova tecnologia, foi firmada uma parceria entre a Energica e a Universidade Alemã de Ciências Aplicadas.