Nova entrada
A nova versão de entrada da Frontier já está nas ofertas do site de vendas da Nissan, a R$ 136.190. Produzida na Argentina, a configuração chamada de S tem visual rústico, “powertrain” mais simples e é destinada principalmente para frotistas. A Frontier de entrada tem motor 2.3 a diesel com turbina única, 160 cavalos de potência e torque de 41 kgfm, associado ao câmbio manual de 6 velocidades e tração integral. Para efeito de comparação, as demais versões da picape média da Nissan têm propulsor biturbo de 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 7 marchas. A Frontier S pode ser de entrada da linha, no entanto, nada tem de espartana, pois traz de série itens importantes como direção hidráulica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, trio elétrico e para-choques na cor da carroceria.
Mudar para não sumir
Para não se perder no tempo, o Salão de Detroit está passando por mudanças. A mostra da “Capital do Automóvel”, tradicionalmente realizada em janeiro, mudará para o meio do ano em 2020. Em 2019, o salão no Cobo Center ainda ocorre no primeiro mês do ano, de 14 a 27. “O novo cronograma permitirá que montadoras, fornecedores da indústria e outros participantes possam promover experiências fora das quatro paredes da exposição”, justificam os organizadores do evento. O Salão de Detroit está se antecipando para combater as novas tendências de lançamentos de modelos na indústria automotiva. Com a internet cada vez mais abrangente no mundo, está se vendo um esvaziamento das grandes mostras de veículos. O Salão de Paris de 2018, por exemplo, viu um festival de abandonos de última hora de importantes fabricantes globais. Detroit está mudando para não desaparecer.
“Jipinho” vira picape
A Suzuki promete dois conceitos baseados na nova geração do Jimny no Salão de Tóquio, que se inicia no dia 11 de janeiro na capital do Japão – tradicionalmente, o evento era realizado em dezembro. A próxima geração do Jimny desembarca no Brasil em 2019 e será chamada de Sierra, já que a atual versão do “jipinho” permanecerá no mercado brasileiro. Um dos conceitos da Suzuki em Tóquio será uma picape, também de porte pequeno, a Jimny Sierra Pickup Style, equipada com motor 1.5 de 108 cavalos de potência, com câmbio manual ou automático. Com estilo retrô, a picape tem painéis de madeira nas laterais, grade na cor da carroceria, para-choque dianteiro maior do que o do Jimny, teto e rodas em branco e luzes de led no teto, conferindo um jeito mais aventureiro. A Suzuki não divulgou as capacidades de carga da “picapezinha”.
Reinvenção da roda
A Ford inaugurou um centro de manufatura avançada em Redford (Michigan), nos Estados Unidos, para desenvolver as tecnologias das chamadas “fábricas do futuro”. No local, mais parecido com um “set” de filmes de ficção científica, cerca de cem especialistas trabalham com equipamentos como máquinas de impressão 3D, óculos de realidade virtual e robôs colaborativos, testando novas formas de produção. O investimento na instalação foi de US$ 45 milhões – cerca de R$ 175 milhões. “Há mais de cem anos, a Ford criou a linha de montagem móvel e mudou para sempre a produção dos veículos em massa. Hoje, estamos reinventando a linha de montagem, testando tecnologias do futuro que até agora só eram imaginadas no cinema para aumentar nossa eficiência e qualidade de produção”, diz Joe Hinrichs, presidente de Operações Globais da Ford.
“Ghosngate”
A Justiça de Tóquio mandou soltar o ex-diretor da Nissan Greg Kelly, norte-americano preso em novembro ao lado do franco-brasileiro Carlos Ghosn, com uma fiança de 560 mil euros – cerca de R$ 2,5 milhões. Kelly era o braço direito de Ghosn na fabricante oriental e foi acusado de ter ajudado o franco-brasileiro a esconder o equivalente a 38 milhões de euros, aproximadamente R$ 155 milhões, de 2010 a 2015. O norte-americano de 62 anos é acusado também de ter ocultado outros honorários de Ghosn de 2015 a 2018.
Só em junho
O Contran decidiu adiar a emissão do CRLVe – o documento de propriedade do veículo na versão digital – até o dia 30 de junho de 2019. A exemplo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, o correspondente “virtual” do documento do carro não é obrigatório para o motorista. O porte de ambos documentos em papel ainda são os exigidos pela fiscalização. Concebido em 2017, o certificado digital do veículo começou a ser implantado em Brasília em agosto de 2018. O documento fica alocado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ao lado da CNH digital. Apenas Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe emitem o documento digital para veículos. O CRLVe só é expedido com quitação dos impostos, encargos e multas relacionados ao veículo.
Novela do Mercosul
Assim como ocorreu com o documento digital de propriedade do veículo, a implantação da placa unificada do Mercosul ficou para o dia 30 de junho de 2019. Segundo o Contran, o prazo inicial seria em 31 de dezembro de 2018. Apenas Rio de Janeiro e Bahia já adotaram o novo registro de identificação do veículo, mas nem todos os Detrans desses Estados autorizam a confecção da placa, que precisa ser colocada necessariamente no primeiro emplacamento e no caso de troca de município ou revenda do carro. Esse foi o quinto adiamento no cronograma de implantação da placa unificada do Mercosul, já utilizada na Argentina e no Uruguai. Concebida em 2014, a nova placa deveria ser adotada em janeiro de 2016, porém, o primeiro capítulo da novela prorrogou o prazo para 2017, e depois sem tempo determinado.
Novos tempos
A Ford promete o lançamento de 13 modelos 100% elétricos nos próximos anos, em um investimento de US$ 4,5 bilhões – em torno de R$ 17 bilhões. Como já anunciara antes, a marca norte-americana confirmou também que concentrará sua produção em SUVs e veículos comerciais. Apenas o Focus e o Mustang permanecerão na linha de automóveis. O Fusion deverá se tornar um utilitário esportivo, pois a fabricante não pretende perder o nome. A Ford não quer mais investir na divulgação de seus novos modelos nas grandes mostras mundiais do setor, preferindo colocar a receita de marketing nas novas plataformas da internet. No entanto, a marca norte-americana não pretende virar as costas para o Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Tradicionalmente, a Ford faz uma apresentação para a imprensa especializada antes da abertura do evento, na Joe Louis Arena, localizada na área do Cobo Center.