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Expectativa de crescimento

Com a reação do mercado brasileiro de veículos comerciais e a confiança em um 2019 também positivo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus contratou cerca de 350 pessoas para a reabertura do segundo turno parcial de sua fábrica em Resende (RJ), onde são produzidos os caminhões Volkswagen e MAN e os chassis Volksbus. As contratações e treinamentos foram feitos em novembro, para que os novos colaboradores iniciassem suas atividades durante dezembro. “Este é o meu primeiro emprego de carteira assinada e estou muito empolgado com essa experiência que estou tendo. É uma empresa que pode me dar suporte e onde posso crescer pessoalmente e profissionalmente”, comemora Arthur Ramos, de 22 anos, um dos 350 contratados pela fábrica de Resende. Em 2018, a Volkswagen Caminhões e Ônibus detém participação de mais de 27%, no acumulado do ano, nos licenciamentos de caminhões acima de cinco toneladas. Em ônibus, mantém uma fatia superior a 22%, também no acumulado do ano.

Negócio limpo

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A Daimler Colômbia venceu recentemente uma licitação para a renovação de frota destinada à coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana de Bogotá, capital e maior cidade colombiana. Como resultado, 60% dos novos caminhões são Mercedes-Benz, entre eles 39 unidades do Atego 1729 (Euro 5) produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. Os Atego “made in Brazil” foram vendidos para as operadoras LIME e Bogotá Limpia, reforçando o reconhecimento do mercado colombiano aos veículos Mercedes-Benz, que são referência nas operações locais de limpeza pública. “Para compactadores de menor capacidade, usamos o Atego, um veículo 4×2 testado em países da América Latina, equipado com transmissão automática. Afinamos a configuração para alcançar o melhor desempenho com o menor impacto ambiental”, explica Ángela María Parra, gerente de contas de Caminhões Mercedes-Benz, Freightliner e Fuso da Daimler Colômbia.

Sonho de férias

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Depois de fazer sua estreia mundial no Düsseldorf Caravan Salon, na Alemanha, o motorhome Volkswagen Grand California fará sua estréia no Reino Unido no Caravan, Camping e Motorhome Show, na cidade inglesa de Birmingham, que será realizado de 19 a 24 de fevereiro de 2019. O novo motorhome baseado no furgão Crafter deve ser colocado à venda no Reino Unido a partir de meados de 2019. Mantendo muitos dos pontos fortes da California original baseada no furgão Transporter, que celebrou seu 30º aniversário este ano, o apelo do novo Grand California é estendido pela adição de espaço extra, e um banheiro com vaso sanitário, chuveiro, pia, prateleiras, armários e uma claraboia para ventilação. Um degrau eletricamente motorizado, que se move na frente da porta deslizante, facilita a entrada e saída. Um recurso inovador é a opção de controlar os alto-falantes na sala de estar via Bluetooth. Isso torna possível ouvir música independentemente do sistema de infoentretenimento usando um smartphone, tablet ou laptop. Também estão disponíveis detalhes como uma unidade adicional de condicionamento de ar montada no teto na parte de trás, um toldo, um suporte para bicicletas traseiro e uma mesa e cadeiras de camping. O aquecimento a gás padrão pode ser expandido como um sistema de aquecimento para funcionar com energia elétrica gerada por gás ou diesel. Haverá também um sistema de painel solar montado no telhado, uma antena parabólica (para recepção de TV) e um hotspot LTE / Wi-Fi (roteador).

Luz e ação

O sistema de iluminação de um caminhão é composto por faróis, lanternas, piscas, luzes de posição, freio, ré e placa, além dos faróis de neblina. Por lei, todas as luzes devem estar em perfeitas condições de funcionamento, ou o motorista pode ser multado. Para atender ao mercado de reposição, a Paccar Parts disponibiliza uma ampla variedade de produtos para iluminação. O portfólio inclui peças genuínas DAF e multimarcas TRP, para modelos de diferentes montadoras, encontrados em toda a Rede de Concessionárias DAF. Entre os produtos está um kit, com fusíveis e lâmpadas para que o próprio motorista faça as substituições necessárias com agilidade. A DAF lembra que, antes de pegar a estrada, é importante que o motorista verifique as luzes dianteiras e traseiras, observando se há alguma lâmpada queimada. Em caso de troca, é bom fazer sempre em pares, visto que ambas as lâmpadas têm tempo de vida útil similar. Outra dica é conferir se o conjunto óptico está bem encaixado, pois as trepidações sofridas pelo caminhão podem desencaixar algum componente e, assim, desregulá-lo. Segundo o Código Nacional de Trânsito, conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas é infração média. Acarreta em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

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