História em duas rodas
Na comemoração dos 20 anos do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), que fica em Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, a Honda aproveitou para anunciar que o Honda Fan Club, criado em 2013 no mesmo local como museu particular de motos da marca, será aberto ao público todos os sábados a partir de 5 janeiro de 2019. Até então, o museu Honda Fan Club recebia apenas visitas esporádicas, de alunos dos treinamentos de pilotagem oferecidos pela unidade e convidados em eventos e ações da marca. O visitante encontrará 58 modelos expostos, incluindo clássicos como a CG 125 de 1976 – a primeira moto da marca japonesa produzida no Brasil – a CB 400, a CBX 750 (a famosa ‘sete-galo’) e a NX 350 Sahara de 1991, entre outras. Além disso, há itens como capacetes, a CRF 450 Rally utilizada por Jean Azevedo no Rally Dakar e um macacão de Alex Barros. O museu Honda Fan Club abrirá todos os sábados, das 9h às 17h. As visitas serão gratuitas. O público será atendido por ordem de chegada e o local terá acessibilidade para cadeirantes. Fica na Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, 1460 – Distrito Industrial João Narezzi, em Indaiatuba. Mais informações pelo telefone (19) 3198-2615.
Estilo vintage
A Triumph acaba de apresentar na Europa a nova Speed Twin 1200. A releitura da Speed Twin de 1938 seria inicialmente mostrado no Salão de Milão, em novembro, mas a marca optou por escapar da enxurrada de lançamentos do evento italiano e, na ocasião, focou seus esforços na nova Scrambler 1200 e nas edições especiais da Boneville T120. A naked combina o estilo “emprestado” da Street Twin de 900 cc com o motor bicilíndrico paralelo de 1.200 cc “herdado” da Thruxton R e devidamente retrabalhado, capaz de gerar até 97 cavalos, combinado a um câmbio de 6 marchas. São três modos de pilotagem, e o controle de tração pode ser desligado. O preço deve ser anunciado somente em janeiro.
Só 20
Em comemoração aos 20 anos do surgimento da sua mais emblemática moto de 1000 cilindradas, a Yamaha lança a superesportiva YZF-R1 GYTR 2019. Apresentada ao mundo como um protótipo durante o último Salão de Milão, a edição especial traz um visual vintage que evoca a tradicional combinação de cores vermelha e branca da primeira R1 de 1998. Desenvolvida exclusivamente para ser usada nas pistas, a edição limitada terá apenas 20 unidades produzidas. A superbike traz diversos itens de desempenho da linha GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing). Tecnologias próprias para competições foram acrescentadas, como parte elétrica voltada a corridas, as centrais eletrônicas ECU, CUU, acelerador de punho rápido, suspensões dianteiras Öhlins FGRT 219 de alta performance, amortecedor traseiro e de direção TTX36 GP ajustáveis, além de um sistema de escape em titânio Akrapovič Evolution 2. Cada unidade será finalizada com uma carenagem de competição, totalmente de carbono, com os grafismos comemorativos da corrida de oito horas de Suzuka. Após a instalação das carenagens, serão efetuados testes de rodagem do motor em dinamômetro e a configuração do chassi será personalizada de acordo com o piloto que adquiriu. Quem comprar uma das 20 unidades dessa superesportiva receberá acesso ao Yamaha Racing Experience de 2019, no qual receberá treinamento de especialistas para tirar o máximo proveito da máquina. Nos próximos meses, serão divulgadas mais informações sobre as especificações e o preço.
Tempo de certificar
O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) alerta fabricantes e importadores para o prazo de certificação de coroas, pinhões, correntes e escapamentos de motocicletas, que se encerra em 19 de março de 2019, conforme a Portaria Inmetro nº 356, de 30 de outubro de 2018, que revisa a Portaria Inmetro nº 123, de 19 de março de 2014. Fabricantes e importadores deverão zerar os estoques dos produtos sem certificação até 19 de setembro de 2019. Já os varejistas terão até 19 de março de 2021 para escoar os produtos sem a certificação. De acordo com o Inmetro, quem não atender aos prazos estará sujeito às penas previstas na lei, que são apreensão dos produtos e multa.