Dupla de porte
A M&T Expo 2018 é um dos eventos mais importantes do setor de construção, infraestrutura e mineração de toda a América Latina e foi realizada de 26 a 29 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista. No evento, a Volvo Construction Equipment Latin America lançou uma série de novos equipamentos e serviços de pós-venda. Um dos destaques do estande da marca era o novo caminhão rígido fora-de-estrada R100E. Com 95 toneladas métricas de capacidade, o modelo faz parte da estratégia da Volvo CE de se tornar um importante fornecedor de soluções para o setor de mineração. Outra grande novidade do evento foi o maior caminhão articulado da Volvo. Com capacidade de carga de 55 toneladas métricas, o A60H é a mais nova geração de caminhões articulados, um conceito inventado e desenvolvido pela Volvo. Foi projetado para atuar em minerações, pedreiras, grandes operações de terraplenagem e obras de infraestrutura.
Presença em cena
No dia 26 de novembro de 2018, a Caio Induscar e a Busscar, fabricantes de ônibus que pertencem ao Grupo Caio, participaram da 12ª edição da Bus Brasil Fest – Feira de Ônibus Clássicos e Modernos, realizada em frente ao Estádio do Pacaembu, na capital paulista. Considerada uma das maiores exposições de ônibus da América Latina, a BBF reuniu o público em geral, a imprensa especializada, admiradores de ônibus e 120 expositores, dentre eles fabricantes de ônibus e empresas de transporte coletivo urbano e rodoviário. Diversos colecionadores particulares propiciaram aos 20 mil visitantes uma verdadeira viagem pela história e evolução do transporte coletivo brasileiro. Foram expostos 175 ônibus, sendo aproximadamente 30% de veículos antigos e os demais, modelos atuais. A Busscar, que retornou efetivamente ao mercado em 2018, expôs no evento paulistano um de seus lançamentos, o VisstaBuss 340, um rodoviário que agrega modernidade em itens de tecnologia embarcada, acabamentos requintados e exclusivos, facilidade de manutenção e reposição de peças. “Participar de eventos que exaltam a importância do ônibus, em diferentes momentos da história, e incentivar a utilização do modal como meio prioritário de transporte, é uma grande satisfação”, justifica o representante de vendas da Caio Induscar e da Busscar em São Paulo, Gildo Vendramini.
Questão de sorte
O Serviço Premiado foi uma promoção da Scania realizada de 1º de novembro de 2017 a 30 de outubro de 2018. Os clientes poderiam participar comprando peças originais ou contratando serviços nas concessionárias da marca. As notas fiscais deveriam ser cadastradas no site da promoção. Na compra das peças, a cada R$ 1 mil valia um número da sorte para concorrer a trocas de óleo do motor e um número para o sorteio final do caminhão. No caso dos serviços realizados, a cada R$ 1 mil dava direito a seis números da sorte. No total, foram sorteadas mil trocas de óleo do motor. O grande ganhador da promoção foi a transportadora Pra Frente Brasil, de Cascavel (PR), que levou um caminhão R 440 6×2 zero-quilômetro. “Hoje, não vendemos mais o caminhão ou o ônibus, mas sim uma solução de transporte. E os serviços fazem parte deste pacote que representa a rentabilidade ao cliente”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Estou muito feliz e emocionado, pois é a primeira vez que ganho algo em uma promoção. Este prêmio chega num ótimo momento, depois dos últimos anos de dificuldades do Setor de Transportes. Caminhão é sempre bem-vindo, ainda mais um Scania”, comemora Antonio Deoclides Zini, proprietário da transportadora Pra Frente Brasil, que atua no segmento rodoviário de logística de combustíveis e de cargas de alimentos resfriados. A frota da Pra Frente Brasil perfila 214 caminhões Scania. Recentemente, Zini comprou 16 veículos da marca. Foram seis R 510 e 10 modelos R 450, da geração atual. “Mas, já estamos de olho na nova geração e há chance de até o final do ano fecharmos uma nova compra”, avisa o empresário.
Novos e usados
A SelecTrucks, loja de veículos usados da Mercedes-Benz, atingiu um novo recorde este ano. De janeiro a outubro, a marca vendeu 800 caminhões novos, envolvendo negociações que aceitaram veículos usados de clientes como parte da troca pelos modelos zero-quilômetro. “O uso de caminhões usados como troca é uma alternativa atrativa para os clientes na hora de adquirir um veículo zero-quilômetro para a renovação de frota”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. De acordo com dados de emplacamento, as vendas de caminhões usados cresceram 5% no Brasil em 2018, com mais de 300 mil unidades comercializadas até o mês de outubro. Este mercado movimentou uma venda média superior a 330 mil caminhões nos últimos três anos. “Considerando o volume acumulado de janeiro a outubro, a SelecTrucks comercializou cerca de 1.300 caminhões usados este ano, o que é quase o dobro em relação às mais de 660 unidades do mesmo período de 2017”, contabiliza Ari de Carvalho.