Volkswagen e-Delivery 13 toneladas

Na onda elétrica

A família e-Delivery de caminhões elétricos Volkswagen acaba de ganhar mais um integrante: o e-Delivery 13 toneladas, concebido na configuração 6×2. O modelo é o “irmão maior” do e-Delivery 11 toneladas 4×2, apresentado em outubro na IAA, o Salão de Hanover, maior mostra de veículos comerciais do mundo. Com a apresentação do novo caminhão, concebido no centro de desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), a empresa reafirma seu compromisso no avanço de novas tecnologias voltadas à mobilidade sustentável, além da viabilização de seu uso em condições reais de operação. “Soluções viáveis e concretas já se tornam realidade com a chegada do e-Delivery às ruas de São Paulo, uma das maiores capitais do mundo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

O e-Delivery 13 toneladas 6×2 traz um conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender a todo o portfólio de veículos comerciais elétricos da Volkswagen. O motor elétrico entrega até 180kW de potência. O terceiro eixo vem com rodado simples e suspensor para otimizar ainda mais a operação. O modelo também traz sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode. Para maximizar a performance do e-Delivery, o freio tem sistema dinâmico de regeneração, capaz de recuperar até 35% da energia durante a frenagem, que será utilizada para recarregar as baterias. O freio regenerativo atua combinado ao freio de serviço, de maneira a prover máxima desaceleração do veículo e menor desgaste dos componentes, o que reduz fortemente o custo de manutenção e aumenta a disponibilidade do veículo na operação. Com configuração de baterias íon-lítio níquel-manganês-cobalto (NMC), a autonomia da nova família e-Delivery alcança até 200 quilômetros, variando de acordo com a configuração do veículo e perfil da operação. A recarga das baterias pode ser feita de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas).

 

Fretamento em alta

Ônibus Mercedes-Benz LO 916 da Turis Silva

A Mercedes-Benz é a marca que mais vendeu ônibus para fretamento no Brasil em 2018. Considerando o volume acumulado de janeiro a outubro, foram emplacadas 632 unidades para esse segmento do transporte de passageiros, o que dá à marca 56% de participação de mercado. “Esse volume é cerca de 200% superior às 212 unidades emplacadas no mesmo período de 2017”, comemora Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Confirmando essa tendência, a Mercedes-Benz fez a venda de 25 micro-ônibus LO 916, além de duas vans Sprinter 415 CDI, para a Turis Silva Transportes, tradicional empresa de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, que há 29 anos atua com fretamento contínuo e eventual. Os 25 micro-ônibus já estão em operação no transporte de funcionários de empresas do Polo Petroquímico do Sul, na cidade de Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. “O micro LO 916, assim como todos os chassis de ônibus da nossa marca, é reconhecido por empresas de transporte de passageiros pela robustez e resistência, bem como ótimo nível de conforto e segurança que oferecem aos usuários e ao motorista”, diz Barbosa. A Mercedes-Benz oferece ao mercado um amplo portfólio de chassis de ônibus para fretamento que inclui os micros LO 815 e LO 916, diversos modelos da linha OF com motor frontal, com destaque para o OF 1721 e o OF 1724, e a linha O 500, com as versões M e R.

 

Sustentabilidade em prática

Iveco Stralis X-Way Natural Power

A Iveco participou do Congresso Mundial da União Internacional dos Transportes Rodoviários 2018, realizado em Mascate, capital de Omã, nos dias 7 e 8 de novembro. O evento, organizado pela Associação Global do Setor de Transporte Rodoviário (IRU), promoveu uma plataforma para os líderes do setor trocarem ideias, debaterem soluções e definirem o futuro do setor de transportes. Entre os participantes, destaque para os principais fabricantes de caminhões, associações de transporte, organizações internacionais e políticos de diversos países.

Pierre Lahutte, presidente mundial da Iveco, apresentou a visão da marca italiana sobre o futuro dos transportes e relatou sobre o enfoque da companhia em sustentabilidade, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental do setor. O gás natural como uma alternativa de solução para o transporte sustentável é uma visão compartilhada pelas instituições e governos da União Europeia, que estão apoiando o seu desenvolvimento por meio de várias ações. Entre elas estão os incentivos financeiros para caminhões com baixas emissões de CO2, eficiência energética e isenção de pedágios para veículos movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) anunciados na Alemanha. Como consequência da visão de transporte sustentável da Iveco, a marca hoje tem uma oferta completa de veículos de tração alternativa, desde soluções elétricas, para o transporte de cargas no centro das cidades e veículos comerciais leves para o transporte de pessoas, ônibus e caminhões de transporte intermunicipal movidos a Gás Natural Comprimido (GNC), até caminhões de GNL para o transporte de longa distância, como o Iveco Stralis X-Way Natural Power. No IAA 2018, o Salão de Hanover, em outubro, a marca italiana o teve primeiro estande 100% livre de diesel na exposição e exibiu apenas seus equipamentos de tração alternativa.

 

Otimismo de final de ano

 

Com a chegada da Black Friday, data que inaugura a temporada de compras e consequentemente das festas de fim de ano, o volume de mercadorias, que movimenta as empresas de transportes e logística, aumenta significativamente. Segundo a 4Truck, uma das principais fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, sediada na cidade paulista de Guarulhos, a expectativa de crescimento nas vendas durante o período é de 40% em relação ao último trimestre do ano passado. Entre as razões para a previsão da alta estão também o aumento do número de caminhões emplacados em 2018 e a expectativa de crescimento de 4,3% nas vendas do varejo no ano, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Por conta da Black Friday e das festas de final de ano, a aquisição de implementos rodoviários, como baús ou carrocerias para caminhões, dispararam nestes últimos meses. Nesta época do ano, as entregas de mercadorias ganham uma importância muito grande no mercado nacional e, para atender a essa demanda, é importante que as empresas estejam com a frota toda em atividade, o que acaba influenciando positivamente na venda de novos implementos e também nas reformas de equipamentos usados”, explica Osmar Oliveira, sócio-diretor da 4Truck, que também oferece serviços de reparos por meio do SOS Baú.

 

 

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