Ônibus biarticulado Volvo na Transmilênio
Ônibus biarticulado Volvo na Transmilênio

Em alta na Transmilênio

 

Com a venda de 700 ônibus para a Transmilênio, o sistema de transporte público baseado no uso de ônibus em vias exclusivas de Bogotá, a Volvo fechou o maior negócio de BRT da década. São 402 biarticulados e 298 articulados da marca para a renovação da frota de BRT na capital da Colômbia. As entregas se iniciam em 2019 e seguem no ano seguinte. Os veículos serão fabricados no Brasil e dobrarão a produção de chassis na fábrica da Volvo em Curitiba (PR). Criado em 2001, a Transmilênio é considerada até hoje uma referência em sistemas BRT para o mundo – transporta atualmente 2,5 milhões de passageiros/dia em Bogotá e cidades vizinhas por meio de ônibus articulados e biarticulados. O novo negócio com a Colômbia mantém a liderança da Volvo em BRTs na América Latina, com mais de 50% de participação na frota nesse sistema. Além de Bogotá, os articulados e biarticulados da marca operam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Cidade da Guatemala, San Salvador, Quito, Cidade do México, Guayaquil, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Cali, Bucaramanga, Santiago e Curitiba.

Os novos ônibus Volvo da Transmilênio receberão um exclusivo sistema de filtro de materiais particulados, que oferecem uma redução que chega a 96% nas emissões em relação aos veículos das gerações anteriores. Serão equipados com sistemas avançados, incluindo o Fleet Management (permite monitoramento por telemetria em tempo real, acessando dados como aceleração, frenagem, velocidade e consumo de combustível), o I-coaching (espécie de treinador virtual de motoristas) e o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade – que, por meio de geolocalização, limita automaticamente a velocidade máxima do ônibus em pontos críticos de segurança, como próximo a escolas e dentro de terminais.

 

Negócio saudável

Daily City 30S13 Furgão do SAMU de Natal
Daily City 30S13 Furgão do SAMU de Natal

Por meio de um convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Locadora Santos e Fernandes adquiriu 17 unidades da Daily City 30S13 Furgão, implementada como ambulância, para atender à população de Natal. Fabricados no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), os veículos serão utilizados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em toda a capital potiguar. Os modelos contam com estrutura apropriada para o socorro de vítimas, em situações extremas, com materiais e equipamentos de última geração. O espaço interno da Daily City favorece o manuseio dos equipamentos hospitalares e a movimentação rápida da equipe de atendimento. O Daily City 30S13 tem altura reduzida que proporciona maior conforto para o acesso do motorista na cabine. Outro destaque é a facilidade para carga e descarga, o que permite melhor acesso em garagens com limitação de altura. O furgão é movido pelo motor F1A de 2,3 litros, FPT Industrial, com potência de 130 cavalos e tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla.

 

Bons ventos

 

As vendas de caminhões no Brasil mantêm a tendência de recuperação. O balanço divulgado pela Fenabrave revela que os emplacamentos no segmento em outubro somaram 7.920 unidades, alta de 18,14% em relação a setembro, que teve 6.704 emplacamentos. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, quando foram contabilizados 5.055 licenciamentos, a ampliação foi de 56,68%. De janeiro a outubro, as vendas somaram 61.066 unidades, aumento de 51,16% sobre os 40.399 caminhões emplacados no mesmo acumulado de 2017. O volume até o décimo mês é de 52.069 unidades licenciadas. A Mercedes-Benz lidera as vendas com 2.564 unidades licenciadas, seguida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 1.847 unidades. A Volvo, com 1.159 emplacamentos, a Ford, com 898, e a Scania, com 653, ocupam respectivamente o terceiro, o quarto e o quinto lugares.

 

Braço financeiro

 

A DAF recebeu autorização do Banco Central para começar a operar serviços financeiros da montadora instalada em Ponta Grossa, no Paraná, por meio do Banco Paccar. Com isso, o mercado transportador ganha mais uma fonte de financiamentos de produtos e serviços. A constituição do banco da marca holandesa de caminhões no Brasil começou em 2016 com um investimento de R$ 100 milhões, aportados em infraestrutura, quadro de funcionário e capital inicial para as operações. Para cliente de varejo, o Banco Paccar oferecerá financiamentos de empréstimos, arrendamento e Finame. Aos representantes da marca, estarão disponíveis linhas de crédito para formação de estoques. A instituição financeira da DAF já está instalada em espaço dedicado no edifício administrativo da montadora, em Ponta Grossa, com 24 funcionários e estimativa de mais contratações assim que o banco começar a operar comercialmente. “É uma oportunidade para expandir o acesso dos clientes ao crédito”, adianta João Petry, diretor de serviços financeiros da DAF Caminhões Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA