Honda CRF 250F 2019

Modelo global, a nova CRF 250F foi desenvolvida no Brasil praticamente do zero. Mas conta com um conjunto bastante conhecido do brasileiro: o motor de um cilindro, 249 cm³ de capacidade da CB 250F Twister. A CRF 250 chega para completar a família off-road nacional da Honda e pode ser uma boa opção para quem está começando a se aventurar no mundo das trilhas e das competições de rali. O novo modelo – step-up natural da CRF 230F, que não foi “aposentada” – estará disponível a partir de novembro com o preço sugerido de R$ 14.990.

Honda CRF 250F 2019

Tendo como base o motor injetado da pequena naked de 250cc, a potência máxima gerada é de 22,2 cavalos a 7.500 rpm e torque máximo de 2,28 kgfm a 6.000 rpm. De acordo com a marca, com essa configuração, a entrega de potência e força será feita de forma linear, oferecendo uma pilotagem bastante controlada ao girar o acelerador.

Honda CRF 250F 2019

Segundo a Honda, a primeira, a segunda e a terceira marchas são mais curtas e a quarta e a quinta, mais longas. Dessa forma, o rendimento do motor foi otimizado para a moto ter mais força. “A nova 250 é capaz de oferecer 20% a mais de potência e torque em comparação ao motor da sua irmã mais nova, a CRF 230”, explica Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda. Apesar do motor “oficialmente” ser flex, a nova off-road da Honda será abastecida apenas com gasolina. A relação peso-potência da nova CRF 250F é de 4,9kg/cv.

Honda CRF 250F 2019

Outra novidade é o chassi. O quadro conta com dupla trave na parte superior e berço duplo na parte inferior, abraça-tanque de combustível e motor, arquitetura que colaborou para a centralização de massa. A suspensão dianteira conta com garfo tradicional, porém, o diâmetro dos tubos é de 41 milímetros e 240 milímetros de curso. Já a traseira, monoamortecida de 230 milímetros de curso, conta com ajuste na pré-carga da mola. O conjunto está ligado à balança de suspensão pelo tradicional sistema Pro-Link

 

O sistema de freios conta com discos – tipo wave – em ambas as rodas. Na dianteira, disco de 240 milímetros de diâmetro e cáliper de pistão. Na traseira, disco de 220 milímetros de diâmetro duplo, com cáliper de pistão simples. A adoção do disco traseiro está diretamente ligada ao melhor controle da moto. Para completar, a CRF 250F está calçada com pneus Pirelli Scorpion XC. Com essa configuração inédita, a moto também será vendida em outros mercados.

 

Impressões de pilotagem

 

Rumo às trilhas

Honda CRF 250F 2019

Itajaí/SC – A nova CRF 250F traz a identidade visual das motos de competição da Honda. O modelo off-road oferece fácil acessibilidade do motociclista. Ao girar a chave e acionar a partida elétrica, o som do escapado instiga o piloto a acelerar. A primeira parte do test-ride foi de 20 quilômetros por estradas vicinais pela região do litoral catarinense. Depois, foi a vez de avaliar a moto na pista de motocross Cross Ville.

Construído sobre a base do motor da CB 250F Twister, o propulsor de 23 cavalos de potência é dotado de contrapesos, que se caracteriza pela ausência de vibração. O propulsor se ‘encaixou’ perfeitamente ao quadro. O câmbio de 5 velocidades está equacionado para privilegiar o torque.

Honda CRF 250F 2019

Na estrada de chão batido, uma boa opção é pilotar de pé, com o corpo inclinado para frente, braços semiflexionados, joelhos espremendo o assento e girando o acelerador com vontade. As pedaleiras mais largas também oferecem um bom ponto de fixação paras as botas. O que resulta em um bom equilíbrio.

Pilotando sentado no banco estreito, o motociclista pode “flutuar” de um lado para o outro da moto e executar movimentos com maior naturalidade. Apesar do percurso de nível leve, o conjunto de suspensão absorve bem os impactos decorrentes de pequenos obstáculos.

O baixo peso – 114 quilos – aliado ao novo chassi que abraça o motor e oferece um melhor encaixe do tanque de combustível faz da CRF um modelo bastante ágil. Além disso, é leve, compacta e com visual bastante agressivo. Uma verdadeira fun bike!

 

DEIXE UMA RESPOSTA