Pegando pesado
O mercado brasileiro de caminhões está em franca recuperação – nos nove primeiros meses de 2018, obteve uma aumento de mais de 50% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Fenabrave, somente em setembro, as vendas de caminhões pesados – que representam quase a metade das vendas totais de caminhões do país – anotaram alta de 73%, com 2.986 unidades licenciadas ante 1.725 contabilizadas no mesmo mês do ano passado. E a Mercedes-Benz está “surfando essa onda” como ninguém. Em setembro, a marca alemã liderou as vendas de caminhões pesados com 858 unidades comercializadas, o que representou fatia de 28,73% dos emplacamentos. A performance não apenas posiciona a fabricante na liderança do segmento como também se reflete em um avanço de 95,4% em relação ao volume negociado em setembro do ano passado, quando foram vendidas 439 unidades. O desempenho da Mercedes-Benz em setembro colocou boa vantagem em relação à concorrência. A Volvo entregou no mês passado 784 caminhões pesados, uma participação de 26,25% nos licenciamentos do segmento. Já a Scania teve 566 unidades vendidas e participação de 18,95%, a MAN-Volkswagen teve 406 caminhões emplacados (13,6%), a DAF licenciou 218 veículos (7,3%), a Iveco emplacou 136 unidades (4,55%) e a Ford, 16 caminhões vendidos (0,5%).
Comemoração de direito
A fábrica de caminhões DAF da cidade paranaense de Ponta Grossa completou cinco anos de produção no início de outubro. Construída dois anos depois de a marca holandesa iniciar a operação comercial, as atividades produtivas da unidade industrial começaram em 2013, com a montagem do modelo XF 105. Desde 2015, passou a ser montado também o CF85. A fábrica produz ainda os motores Paccar MX que movem seus modelos. A DAF atravessou os últimos cinco anos em crescimento constante e contabiliza 3,6 mil caminhões vendidos no Brasil. A meta atual é obter 10% de participação nas vendas de caminhões pesados, único segmento no qual a DAF está presente no país. Atualmente, a participação está em 6,7% do “share” do segmento.
Elétricos nórdicos na América
A Volvo Trucks participará de um projeto de demonstração de caminhões elétricos no Estado da Califórnia no próximo ano. Em ação conjunta entre o Grupo Volvo, o Departamento de Gestão da Qualidade do Ar na Costa Sul da Califórnia e os líderes da indústria de transportes e infraestrutura de recarga elétrica, caminhões totalmente elétricos da Volvo entrarão em operação no Estado norte-americano já no ano que vem. A comissão de recursos do ar da Califórnia alocou US$ 44,8 milhões para o projeto Volvo LIGHTS (Low Impact Green Heavy Transport Solutions / Soluções em Transportes Pesados com Baixo Impacto Ambiental, em português). A ação envolverá 16 parceiros, incluindo dois dos principais frotistas de caminhões dos Estados Unidos. O Volvo LIGHTS é parte dos investimentos climáticos da Califórnia, uma iniciativa estadual que destina recursos para a redução de emissões de gases de efeito estufa, reforçando a economia e melhorando a saúde pública e o ambiente. As unidades de demonstração serão baseadas na tecnologia do caminhão Volvo FE Electric, apresentado pela Volvo Trucks em maio e que começa a ser comercializado na Europa em 2019. Várias tecnologias inteligentes (smart) serão aplicadas – incluindo o diagnóstico remoto, geocercas e a plataforma de gestão de serviços conectados da Volvo – para monitorar o desempenho dos caminhões e maximizar a disponibilidade dos veículos. A Volvo Trucks terá oito unidades de demonstração elétricas, com diferentes configurações. Além disso, mais 15 unidades pré-comerciais estarão em operação em toda região da costa sul da Califórnia. O projeto também integrará outros equipamentos elétricos como estações de recarga e geradores fotovoltaicos de energia. Estima-se que o projeto reduzirá em 3,57 toneladas as emissões de poluentes (poluentes do ar definidos) e 3.020 toneladas de gases de efeito estufa por ano.
Na medida certa
A fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, acaba de atingir a marca de 100 mil veículos especiais, produzidos sob medida para os clientes desde sua inauguração, em 1996. A demanda não para de crescer. Este ano, os modelos customizados já correspondem a 25% de tudo o que é produzido na unidade industrial fluminense e ganham cada vez mais espaço nas estradas brasileiras e latino-americanas. “Fomos a primeira montadora a entregar veículos especiais no Brasil e hoje isso já é uma demanda indispensável do mercado, especialmente para os segmentos vocacionais. Nossa flexibilidade na produção e capacidade de inovar na engenharia respaldam essa estratégia de negócio e estimulam o crescimento”, festeja Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e Chief Technology Officer (CTO) da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Para que toda a demanda seja atendida com total garantia ao cliente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus mantém a parceria exclusiva com o BMB, o primeiro centro de modificações do Brasil. A empresa está ao lado da montadora e é responsável por alterações como segundo eixo direcional, tomada de força para equipamentos compactadores e ônibus com piso baixo (Low Entry), entre outros.