Ford F-Max
Ford F-Max

No IAA Commercial Vehicles Show, o Salão de Hannover, a maior feira de transporte do mundo, que aconteceu na Alemanha em setembro, os melhores caminhões do planeta estiveram em exposição. Mas apenas um deles levou o título de “Caminhão Internacional do Ano”. Esse título ficou com o Ford F-Max, eleito por um júri de 23 editores de revistas de transportes rodoviário de cargas de toda a Europa. Para levar o prêmio, o novo cavalo mecânico pesado da Ford superou a recém-lançada Série L & P da Scania e a linha de caminhões Volvo FH movida a gás natural liquefeito (GNL).

Ford F-Max
Ford F-Max

O F-Max foi desenvolvido pela Ford Otosan, a sucursal turca da marca norte-americana que abastece o mercado europeu. Segundo a Ford, testes do novo caminhão foram feitos em 11 países de quatro continentes usando 233 unidades protótipo, ao longo de cinco anos. Isso envolveu 15.500 horas de testes de laboratório e 5 milhões de quilômetros em estradas. “Desenvolvemos nosso novo caminhão com os princípios de conforto, potência, eficiência e tecnologia da Ford em seu coração. Para garantir que o design garanta o máximo em termos de eficiência e praticidade, examinamos cada peça e cada detalhe repetidas vezes”, disse Haydar Yenigün, CEO da Ford Otosan.

Em termos de habitabilidade, a proposta do F-Max é oferecer conforto e luxo com a sua cabine de 2,5 metros de largura, piso plano e design moderno, que oferece um ambiente de trabalho confortável, ergonômico e de fácil utilização. São 2,16 metros de altura do piso ao teto e 26 centímetros de ajuste de altura do assento. Criado a partir do motorista, o design do painel do cockpit com um painel de instrumentos digital garante que todas as funções sejam de fácil acesso. Além disso, o F-Max traz uma excelente capacidade de armazenamento de bagagens, com diversos porta-objetos suspensos que lembram os bagageiros de um avião, além de uma inovadora cama superior dobrável de 90 graus. O ângulo de abertura de porta de três níveis facilita o acesso à cabine. Segundo a Ford, a cabine selada e à prova de água e poeira faz com que os motoristas se sintam que em suas próprias casas.

Ford F-Max
Ford F-Max

O novo motor Ford Ecotorq Euro 6 de seis cilindros em linha de 12,7 litros com 500 cavalos atua em parceria com a caixa automatizada ZF TraXon de 12 velocidades, que disponibiliza diferentes modos de condução. O modo econômico e o de potência ajudam a otimizar o consumo de combustível. O novo F-Max está também equipado com um turbocompressor de geometria variável, uma bomba de água e um compressor com múltiplas velocidades de trabalho. De acordo com a Ford, o motor Ecotorq entrega desempenho máximo e consumo mínimo de combustível em qualquer condição de estrada – uma margem de 6% de melhoria em relação aos modelos anteriores –, graças à aerodinâmica superior, à calibração do powertrain e os recursos técnicos como a função eco-roll – que aproveita a inércia quando possível e coloca o caminhão em neutro de forma segura e controlada. Além disso, o controle de cruzeiro Max Cruise pode proporcionar até 7% dos custos de manutenção e longos intervalos entre uma manutenção e outra.

O F-Max agrega diversos recursos tecnológicos modernos, como o controle de cruzeiro adaptativo, controle de cruzeiro previsível (Max Cruise) com opções de tolerância de velocidade, sistema de freio de emergência avançado, assistente de partida em rampa, aviso de saída de faixa, limitador de velocidade ajustável e controle eletrônico de estabilidade. A tela colorida em cluster TFT de 8 polegadas permite que todas as informações – desde a pressão dos pneus, o status da temperatura do motor até as funções de avaliação do motorista – sejam exibidas na mesma tela. Botões no volante de couro possibilitam que o motorista navegue entre as telas do cluster. Navegação integrada, link para internet a bordo e conectividade via Bluetooth com o Apple CarPlay, todas as funções são apresentadas na tela multimídia “touchscreen” LCD de 7,2 polegadas.

Ford F-Max
Ford F-Max

Junto com o F-Max, a Ford Caminhões apresenta a tecnologia ConnecTruck, a nova plataforma de conectividade da marca. O ConnecTruck permite o monitoramento do veículo em tempo real, usando o software de diagnóstico remoto. É capaz de analisar as condições da estrada, possibilitando que o veículo atinja as velocidades ideais, o que pode reduzir o consumo de combustível em até 4%. O  F-Max vai ser vendido na Turquia e em toda Europa a partir deste ano e, posteriormente, para países da África e América Latina. O Brasil ainda não está nos planos.

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