Bávaras manauaras
As novas BMW F 750 GS e F 850 GS chegarão até o final deste ano na rede autorizada da marca em todo o Brasil, e já estão disponíveis para pré-reserva. As motos substituem as atuais F 700 GS e F 800 GS, com a diferença dos motores 50 cm³ maiores. Os interessados já podem conhecer e reservar os dois modelos na internet. Para a F 750 GS, a página está em bmwmotorrad.net.br/prevendaf750gs . Para a F 850 GS, a página está em bmwmotorrad.net.br/prevendaf850gs . Os preços iniciais sugeridos são de R$ 40.950 e de R$ 50.950, respectivamente. Mas há outras versões das duas motos. Para a BMW F 750 GS, há três versões: Sport (R$ 40.950), Premium (R$ 44.950) e Premium Kit Baixo (R$ 43.950). Já o modelo BMW F 850 GS será vendido nas versões Premium Kit Baixo (R$ 46.950) e Premium TFT (R$ 50.950). As duas motos compartilham o mesmo motor, mas a F 750 GS tem a potência diminuída eletronicamente. Há diferenças nas suspensões, no tamanho e tipo das rodas, sendo a F 850 GS mais adaptada para trechos off-road. A produção das novas motos se iniciou no final de setembro na fábrica de Manaus (AM).
Coração ianque
A Indian Motorcycle, a primeira fabricante de motocicletas dos Estados Unidos, acaba de lançar os modelos FTR 1200 e FTR 1200 S. Inspiradas pela história e pelo sucesso da Indian Motorcycle em corridas de pista, a FTR 1200 e a FTR 1200 S seguem o estilo da campeã FTR750, que dominou a American Flat Track desde que foi lançada, em 2016. Os modelos também têm inspiração na FTR1200 Custom, revelada há um ano. Ambas vêm com um novo motor 1203 cc V-Twin com aproximadamente 120 cavalos de potência, fornecendo uma curva de torque incrivelmente plana para flexibilizar a aceleração em qualquer marcha. Os modelos apresentam uma suspensão dianteira invertida com freios duplos Brembo montados radialmente para ampliar o poder de frenagem. O tanque de combustível está estrategicamente localizado sob o assento para um centro de gravidade mais baixo e distribuição de peso mais centralizada. Os modelos FTR 1200 e FTR 1200 S apresentam iluminação em led completa, incluindo um novo farol. A FTR 1200 S inclui ainda suspensão dianteira e traseira totalmente ajustável com ajuste de pré-carga, menu “touchscreen” personalizável de 4,3 polegadas com compatibilidade Bluetooth, controle de estabilidade sensível, controle de tração, freios ABS e três modos de direção – Sport, Standard, Rain.
De algum lugar do passado
Na Intermot, salão de motocicletas que acontece em Colônia, na Alemanha, a Suzuki revelou a reedição da Katana, lançada pela primeira vez em 1981. O visual lembra bastante a versão original, com seus traços angulosos. Há 37 anos, a moto contava com motor de 1100 cm³. Na nova Katana, o propulsor é um quatro clilindros em linha de 999 cm³, que equipa também a GSX-S1000R. De refrigeração líquida, o motor alcança potência máxima de 152 cavalos a 10 mil giros e torque máximo de 11 kgfm a 9.500 giros. O câmbio é de 6 marchas e conta com embreagem deslizante. A previsão é que a nova motocicleta esteja nas concessionárias europeias a partir do segundo trimestre de 2019.
Queda circunstancial
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou os dados de emplacamentos de motocicletas em setembro de 2018, e o cenário é de queda em relação a agosto. De acordo com a Fenabrave, a queda se explica pelos quatro dias úteis a menos em setembro, em relação a agosto. No mercado de motocicletas, a queda foi de 16,71 % em relação a agosto. Quando comparado com setembro de 2017, o cenário é de alta: 11,82%. No acumulado até setembro, 2018 teve crescimento de 8,73% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. A Fenabrave revisou as projeções de emplacamentos de motos para 2018. A estimativa anterior de aumento era de 7,7% e, agora, a entidade projeta crescimento de 9,9%.