A Mercedes-Benz é responsável por mais da metade das vendas de vans de passageiros no Brasil, com 57% de participação. No acumulado do ano, a marca alemã é líder de mercado na categoria de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT), com 36% de participação e emplacamento de mais de 4.750 unidades da Sprinter, entre vans, furgões e chassis. Para celebrar a liderança, a marca da estrela de três pontas acaba de lançar uma edição exclusiva. Chamada de Sprinter Golden Edition, trata-se de uma série limitada de cem unidades da van 415 CDI 15+1 (15 assentos para os passageiros, mais o banco do motorista), a mais vendida da linha Sprinter no Brasil. O preço divulgado para a série especial é de R$ 191 mil – R$ 5 mil a mais que a versão convencional, que custa R$ 186 mil.
A Sprinter Golden Edition ganha customização com itens diferenciados. Além de avançadas tecnologias como o ESP Adaptativo 9i e o Assistente de Ventos Laterais – Crosswind Assist –, vêm equipada com assistente de partida em rampa e câmera de ré. Também conta com volante multifuncional, piloto automático com limitador de velocidade, alarme, rodas de liga leve na cor preta, airbags para motorista e acompanhante e grade frontal cromada. Essa van 415 CDI 15+1 de teto alto vem equipada ainda com ar-condicionado, bancos reclináveis, computador de bordo, faróis de neblina com assistente direcional integrado, luzes de circulação diurna, freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados. A cor também é especial, em uma tonalidade metálica levemente dourada. Um adesivo alusivo à Golden Edition, que remete ao conceito de uma medalha de ouro, aparece afixado próximo à lanterna traseira esquerda. “Para nossa satisfação, temos muito a comemorar com o desempenho de vendas da Sprinter em um mercado extremamente competitivo. Por isso, trouxemos uma edição especial, com um visual exclusivo, para retribuir a confiança e grande aceitação de nossos produtos pelos clientes”, comemora Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo o executivo, a marca deu um salto expressivo este ano ao lançar os planos de manutenção básico e completo do Mercedes-Benz Service Care, assim como a Revisão com Preço Fixo, que chegou ao mercado um pouco antes. “Isso trouxe redução média de 40% no custo de serviço para os nossos clientes. Além disso, eles contam com previsibilidade de custos de manutenção, sabendo o quanto destinarão a essa finalidade”, explica Jefferson. “Também preparamos nossa Rede de Concessionários para oferecer um atendimento individualizado aos frotistas, colocando à disposição uma equipe técnica, com suporte de pós-venda, além de dedicar atenção aos autônomos para que eles saibam utilizar melhor os seus veículos”, complementa.
Na avaliação da Mercedes-Benz, parte do sucesso da linha Sprinter no país também está ligado ao reduzido custo operacional e ao bom custo/benefício. Em seis anos, o “market share” da Sprinter aumentou em mais de 21 pontos percentuais, saltando de 15% em 2012 para 36% em 2018. A expectativa é que as cem unidades da Sprinter Golden Edition sejam vendidas até o final do ano. E a série especial já conquistou seu primeiro cliente. É a Azul Locadora, empresa de transporte executivo da capital paulista. “Fizemos uma experiência com a Sprinter no transporte de visitantes em uma feira de mobilidade, e a receptividade foi muito grande. Isso nos motivou a comprar um exemplar da ‘Edição Especial 20 anos’ e, logo em seguida, mais quatro vans Sprinter para nossa frota”, explica Leandro Zillig, diretor comercial da Azul Locadora. “Somos potenciais compradores das séries customizadas, que agregam mais itens tecnológicos ao veículo e mais conforto para os passageiros”, justifica Leandro.