Aposta no conforto
A encarroçadora de ônibus gaúcha Volare aproveitou o evento BrasilFret 2018, realizado de 27 a 30 de setembro em Foz do Iguaçu (PR), para lançar o novo modelo Fly 9. Lançado em comemoração aos 20 anos de atividades da marca, o Fly 9 é destinado aos fretamentos e turismo. Como toda a linha Volare Fly, recebeu mudanças de design, seguindo as principais tendências no segmento automobilístico, com linhas cada vez mais leves, limpas e futurísticas. Uma das novidades é a adoção do DRL (Daytime Running Lamp – faróis de rodagem diurna) em leds para todos os modelos, em antecipação a sua obrigatoriedade a partir de 2019. Externamente, o Fly 9 ganhou novo para-choque e grade dianteira, faróis de neblina em leds e espelhos pintados na cor do veículo. Também a logomarca foi reestilizada e posicionada no centro da tampa dianteira. Na traseira, novos conjunto óptico, tampa do porta-malas, vigia com desenho mais harmonioso, para-choque, porta-placa e delimitadores. Internamente, segundo a Volare, o Fly 9 oferece padrões de conforto, ergonomia, isolamento acústico muito acima dos mini e micro-ônibus convencionais.
Colete conectado
Durante o IAA Commercial Vehicles Show, também conhecido como Salão de Hannover, a maior feira de transporte do mundo que aconteceu na Alemanha de 20 a 27 de setembro, a Scania não apresentou apenas caminhões e ônibus. Uma das novidades no estande da marca era o C-me, um colete de segurança conectado, desenvolvido para trabalhar como um auxílio protetor para os condutores de caminhões. O C-me conta com funções de comunicação integradas, como sistemas de iluminação automática e alertas de acidente/alarme. “O colete Scania C-me alia inteligência, visibilidade e segurança, que elevam o nível de proteção do motorista”, avalia Peter Hellberg, gestor de Produto de Acessórios para Veículos na divisão global da Scania. As funcionalidades do C-me são geridas por um app com múltiplas possibilidades de configuração, como nível de iluminação, as condições exteriores e o número de emergência, dentre outros, que podem ser ajustados em função das preferências individuais do condutor. O colete C-me conecta-se com o celular do motorista via Bluetooth. A aplicação do telefone transmite o alarme e a posição real do motorista ao Scania Fleet Management, o sistema de gestão de frotas Scania, ou a um número de emergência pré-estabelecido. A aplicação pode também mostrar dados do operador, o número de vezes que entrou e saiu da cabine, além de outras informações relevantes. “Cabe a cada usuário decidir com que nível de acompanhamento se sente confortável. Mas estou convencido de que se alguém cair do caminhão durante uma entrega, e se ferir gravemente, gostaria de receber um rápido atendimento emergencial”, explica Hellberg. O colete Scania C-me estará disponível na rede de concessionárias Scania na Europa até o final de 2018.
Força bruta
A Fenabrave, associação que representa as redes de concessionárias brasileiras de veículos, divulgou os dados atualizados de emplacamentos. De janeiro a setembro, o mercado de caminhões cresceu 50,32%, com 53.147 unidades licenciadas em 2018 ante 35.334 do mesmo período de 2017. No segmento de ônibus, o crescimento foi de 21,91%, com 13.264 veículos emplacados nos nove primeiros meses de 2018 ante 10.880 de janeiro a setembro do ano passado. A Mercedes-Benz lidera as vendas, com 15.054 unidades emplacadas e 28,33% de participação, seguida pela Volkswagen Caminhões, com 13.457 unidades e 25,32%. Na sequência, aparecem a Volvo, com 7.494 unidades e 14,10%, a Ford com 6.475 e 12,18%, a Scania com 6.002 e 11,29%, e a Iveco com 1.990 e 3,74%. Os 5% restantes estão divididos entre as marcas DAF, MAN, Agrale, Hyundai, Foton e International.
Amizade abalada
Os caminhões passaram a ter horário restrito para atravessar a Ponte da Amizade, que liga a cidade paranaense de Foz do Iguaçu ao Paraguai. Desde 1 de outubro de 2018, entrou em vigor um período de testes que restringe a circulação de veículos de carga sobre a ponte. O período será das 6 h às 8 h, em ambos os sentidos da ponte. Nesse horário, a prioridade será para veículos de turismo, estudantes, trabalhadores, turistas e similares. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o tempo gasto na travessia de veículos sobre a ponte, nas primeiras horas da manhã, vem apresentando um grande aumento. A restrição de tráfego de veículos de carga nesse horário e outras medidas a serem tomadas conjuntamente com autoridades que atuam na Aduana Paraguaia visam a reduzir a demora na travessia. Estão inclusos na restrição todos os veículos de carga, inclusive as vans utilizadas como transporte de mercadorias.