Para driblar a crise
A Pop 110i é o modelo mais econômico da linha Honda – roda até 50 quilômetros com um litro de gasolina. Muito provavelmente em função da crise e da necessidade de escapar do transporte público ineficiente e do elevado preço da gasolina, o modelo está ganhando novos mercados, segundo a Honda. Com preço de R$ 5.598, a venda da Pop 110i é concentrada no Nordeste, com 70% dos emplacamentos, seguido pela Região Norte, com 22,5%. Sudeste, Centro-Oeste e Sul representam 4,3%, 2,6% e 0,5%, respectivamente. Apesar de a representatividade ser maior no Nordeste, a Região Sudeste vem apresentando importantes resultados. A Grande São Paulo, por exemplo, registrou crescimento de 70% nos emplacamentos do modelo no período de janeiro a agosto de 2018 com relação ao mesmo intervalo de 2017. Outra localidade que vem se destacando é a capital mineira, Belo Horizonte, que registrou 27% de aumento nas vendas no mesmo período.
Lançada há 12 anos como Pop 100, ao longo desse tempo a Pop ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Há exatos três anos, a nova Pop ganhou sistema de injeção eletrônica e um moderno motor de 110 cm³ de capacidade, potência de 7,9 cavalos e torque 0,90 kgfm, além de mudanças no visual. Desde julho de 2015, quando foi lançada, a Pop 110i já atingiu o marco de 312 mil unidades produzidas em Manaus (AM). É a quarta motocicleta mais vendida do país – só perde para as Honda CG, NXR 160 Bros e Biz. (colaborou Aldo Tizziani, do MinutoMotor)
Borracha com grife
Durante o evento P Zero World de Monte Carlo, promovido em Mônaco pela Pirelli, a MV Agusta e a Pirelli Design apresentaram uma pré-estreia mundial da Dragster 800 RR Pirelli. Adornada com detalhes em borracha desenvolvidos pela Pirelli Design e equipada com os exclusivos pneus Diablo Supercorsa coloridos, a série especial da Dragster 800 RR ostenta uma aparência streetfighter e um poderoso motor de três cilindros. Supercompacta, agressiva e bela, a moto tem como destaques a distribuição de peso, o chassi refinado e a suspensão. A Pirelli Design não apenas personalizou a aparência da moto com duas combinações de cores diferentes – uma preta e amarela e a outra branca e azul – como também cuidou de melhorar os aspectos funcionais. Protetor de tanque e carenagem são de uma borracha formulada especialmente pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para garantir uma resistência superior a arranhões e atritos aos quais esses itens estão sujeitos, além de agentes atmosféricos e químicos, como combustível. Ambos elementos de borracha são reconhecíveis graças ao icônico símbolo do “raio” que distingue os pneus da linha Diablo, incluindo o Diablo Supercorsa SP que equipa esse modelo nas medidas 120/70 ZR17 na dianteira e 200/55 ZR17 na traseira, cuja largura do aro é de 6 polegadas. A Dragster 800 RR Pirelli, como já tinha ocorrido com a Brutale 800 RR Pirelli, entrará em produção e será vendida em edição limitada.
Do ano que vem
Depois da CB 250F Twister, da família CG e da família CB 500, chegou a vez da Honda NXR160 Bros ESDD apresentar a sua linha 2019. Como ocorreu com as outras motocicletas da marca, a Bros 160 2019 traz mudanças discretas. Basicamente, o modelo recebeu apenas novas cores e grafismos. Agora, a Bros 160 ESDD também pode ser encontrada nas lojas na opção de cor branca, com grafismos inspirados na família CRF. À nova cor se juntam as opções em vermelho, azul e laranja, que receberam novos grafismos. Na versão ESDD, a NXR160 Bros tem partida elétrica, freios a disco nas duas rodas e emprega o sistema de freios CBS (Combined Brake System). O motor segue o mesmo monocilíndrico de 162,7 cm3, arrefecido a ar e comando único de válvulas no cabeçote (OHC). A potência máxima é de 14,7 cavalos a 8.500 rpm e o torque é de 1,60 kgfm a 5.500 rpm, com etanol. O modelo 2019 estará disponível nas concessionárias a partir de outubro, com preço sugerido de R$ 12.250 e garantia de três anos, sem limite de quilometragem.
Bávaras de aluguel
Aproveitar o motociclismo sempre que quiser, sem sequer ser dono de uma motocicleta. A BMW Motorrad quer tornar isso possível com o seu serviço de locação de curto prazo Rent a Ride. A BMW Motorrad acaba de lançar o serviço de aluguel de curto prazo digital Rent a Ride na Alemanha, Áustria e França. Um aplicativo de smartphone permite que os clientes selecionem o modelo de sua escolha. A disponibilidade é verificada em todas as concessionárias parceiras da Rent a Ride em tempo real. A reserva do veículo pode então ser finalizada na região selecionada pelo cliente. A motocicleta selecionada é preparada para ser retirada na concessionária BMW Motorrad com antecedência, e lá o cliente recebe um briefing profissional. “Este novo esquema de mobilidade oferece aos nossos clientes uma maneira atraente e direta de se familiarizarem de perto com uma ampla gama de modelos de motocicletas BMW sem compromisso – fazendo uma viagem de fim de semana, por exemplo”, explica Henning Putzke, chefe da BMW Motorrad na Alemanha. Detalhes sobre as ofertas de aluguel e mais informações podem ser encontradas em www.rentaride.com.