A Mercedes-Benz acaba de apresentar o Vision Urbanetic, conceito que une em um só veículo o transporte de pessoas e de carga. Nas palavras da própria marca alemã, o misto de lotação e furgão não se tornará realidade antes de 2030. O protótipo será equipado com sistema de condução totalmente autônomo e motorização 100% elétrica, com dois módulos de transporte, ambos afixados no corpo do veículo como uma espécie de refil. Ambos não “conviverão” ao mesmo tempo, pois o veículo foi concebido para ser um transportador de cargas ou de passageiros, jamais as duas coisas simultaneamente. Segundo a Mercedes, a troca dos módulos pode ser feita de forma automatizada ou manualmente. Como todo o sistema de direção autônoma está associado ao chassi, o Vision Urbanetic consegue circular de um ponto a outro sem uma cabine acoplada.
Como não terá a presença de um motorista, toda a área interna do Vision Urbanetic será aproveitável. Decorado com madeira e couro, o habitáculo pode ser comparado com um “lobby” de um confortável hotel, com uma grande área envidraçada na parte de cima, permitindo o máximo de luz natural no trajeto feito durante o dia. Com comprimento de 5,14 metros, o conceito da Mercedes tem design visto somente em filmes de ficção científica com os melhores efeitos especiais de Hollywood. Para os passageiros, uma enorme tela de 360 graus mostra informações relevantes sobre o percurso e a forma mais rápida para se chegar ao destino.
Em se tratando de um veículo de compartilhamento, o Vision Urbanetic pode acomodar até 12 pessoas e transportar o equivalente a 10 paletes carregados de mercadorias. Um espaço de carga de 3,70 metros se encaixa ao veículo. O conceito incorpora também uma infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) que analisa em tempo real a oferta e a demanda dentro de uma área definida pelo transportador responsável.
Graças à operação sem motorista, os custos operacionais com o Vision Urbanetic serão menores. Subtraindo o tempo de recarga das baterias, colocação dos paletes e manutenção regular, o veículo pode ser utilizado 24 horas por dia e 365 dias por ano, ou seja, ininterruptamente. Como o protótipo da Mercedes não teria restrições de horários por conta de ser completamente “amigo do ambiente”, terá licença de circular livremente nas grandes cidades, por exemplo, durante a madrugada, além de não haver necessidade de pagamento de horas extras para um motorista.
O princípio do Vision Urbanetic é baseado em uma plataforma de condução autônoma na qual os respectivos módulos – o de passageiros e o de cargas – são colocados. Como incorpora todas as funções de direção, o chassi autônomo pode chegar ao próximo local de trabalho sem qualquer dos dois módulos acoplados. Conforme os estudos de desenvolvimento feitos pela engenharia da Mercedes, por ter embarcado todo o controle inteligente de locomoção, o veículo-conceito não apenas pode analisar as necessidades da infraestrutura do trânsito comum das cidades como também aprender com a rede urbana. Dessa forma, é capaz de antecipar e reagir a problemas que possam aparecer pelo caminho, melhorando processos e colaborando para reduzir os atrasos no deslocamento e possíveis engarrafamentos. No terreno da segurança, o Vision Urbanetic utiliza várias câmeras e sistemas de sensores para observar pessoas e outros veículos ao seu redor no trânsito, se comunicando com todos.