Mercedes-Benz Actros Edition 1
Mercedes-Benz Actros Edition 1

Sob as luzes de Hannover

No IAA Commercial Vehicles Show – o Salão de Hannover, que acontece na cidade alemã de 20 a 27 de setembro –, a Mercedes-Benz resolveu celebrar o início da produção do novo Actros com a apresentação da série especial Edition 1. Limitada a 400 exemplares, a série incorpora como itens de série todas as tecnologias atualmente oferecidas pela Mercedes-Benz no transporte de cargas, incluindo o Active Drive Assist – que possibilita a condução semiautônoma –, assistência de frenagem ativa de quinta geração, assistência de controle de proximidade, cockpit multimédia e câmeras no lugar dos retrovisores externos que compõem o sistema MirrorCam, são os destaques entre mais de 60 inovações. Há também características de design exclusivas da edição, como volante de couro, maçanetas de couro com costuras contrastantes, porta-notebook, faróis bixenon e luzes traseiras com leds e o logotipo “Edition 1” na pala de sol e abaixo da placa do modelo, degraus de aço inoxidável e a estrela da Mercedes-Benz frontal iluminada com um revestimento preto. Do lado do co-piloto, outro logotipo “Edition 1” em alumínio polido e escovado documenta o número de série como um dos 400 veículos. A pintura da cabine é livremente selecionável e pode ser adaptada às cores da empresa que comprar o caminhão. A série já está disponível na Europa para todos os modelos de dois e três eixos do novo Actros com cabine GigaSpace e BigSpace.

 

Caminhão Volkswagen Delivery Express com baú 4Truck
Caminhão Volkswagen Delivery Express com baú 4Truck

Em nome da leveza

As restrições em relação à circulação de caminhões nas grandes cidades não para de crescer. Pensando nisso, a 4Truck, uma das principais fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, desenvolveu uma linha de baús e carrocerias voltada para veículos de carga leve ou semileve e sem restrição de circulação pelos principais centros do país. O modelo da fabricante, localizada em Guarulhos, já foi montado no novo caminhão Volkswagen Delivery Express, lançado recentemente e único utilitário da montadora alemã que pode ser dirigido por motoristas com habilitação B. O baú da 4Truck tem a caixa de carga revestida em alumínio (liso ou corrugado, branco ou natural) com estrutura interna em aço galvanizado, para-choque retrátil, iluminação em leds e caixa para ferramentas. A parte traseira tem abertura total de portas, facilitando a carga e descarga dos materiais, além de quadro tubular que permite maior vão de passagem e elimina o risco de oxidação interna.

 

Primeiro ônibus Scania equipado com o sistema de segurança ADAS vendido no Brasil
Primeiro ônibus Scania equipado com o sistema de segurança ADAS vendido no Brasil

Negócios com segurança

A Scania vendeu seu primeiro ônibus equipado com o sistema de segurança ADAS no Brasil. A Nena Viagens, de Franca (SP), foi a compradora e a Casa Scania Escandinavia, de Ribeirão Preto (SP), a responsável pelo negócio. O modelo escolhido foi um K 400 6×2, que fará fretamento de turismo pelo Estado de São Paulo. O sistema de auxílio ao motorista, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), faz parte do pacote de segurança opcional da Scania e oferece uma assistência para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito. “Temos uma perspectiva de crescimento das vendas de ônibus em 2018 para nossa região devido à renovação e ampliação de frotas. E, nesse sentido, as novas tecnologias que a Scania disponibiliza serão protagonistas, entre elas o ADAS. Estamos no caminho certo.”, comemora Fernando Cantador, diretor de Veículos Novos da Casa Scania Escandinavia de Ribeirão Preto. A frota da Nena Viagens perfila nove ônibus, todos Scania. O  ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e mede a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais. O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo), que auxilia o condutor a manter uma distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

 

Side Vision Assist da ZF
Side Vision Assist da ZF

Sem deixar de lado

No estande da ZF ao IAA, o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover, Alemanha, aberto ao público de 20 a 27 de setembro, um dos destaques é o sistema baseado em radares capaz de monitorar toda a lateral do caminhão e alertar o motorista sobre eventuais riscos de acidentes envolvendo a presença de ciclistas ou pedestres. A tecnologia dá mais um passo na busca para eliminar os pontos cegos do veículo, até hoje um desafio que os tradicionais espelhos retrovisores não conseguiram superar. O sistema compõem um conjunto de recursos que integraram o que a ZF chama de Side Vision Assist, evolução do sistema que incluirá imagens de câmera e interferência efetiva na direção, caso seja necessário, como desvios ou frenagens de emergência. Funciona a partir de dois radares instalados na lateral inferior direita do caminhão. Os dispositivos fornecem cobertura para possíveis zonas de riscos, mesmo em condições de pouca visibilidade. Ao detectar objetos que ofereçam risco de colisão ou movimentos externos, a tecnologia alerta o motorista com avisos visuais, sonoros ou vibratórios, conforme a urgência por uma atitude do condutor. “Os sistemas de assistência podem ajudar a tornar os caminhões mais seguros e evitar acidentes durante uma curva, mudança de cursos ou manobras. Este ano, no IAA em Hannover, teremos uma perspectiva sobre essas soluções neste setor”, explica Fredrik Staedtler, chefe da divisão de tecnologia de veículos comerciais da ZF.

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