Mercedes-Benz Actros

Se fosse uma corrida, poderia-se dizer que a Mercedes-Benz “queimou a largada”. Enquanto fabricantes de caminhões e outros veículos comerciais de todo o mundo se preparam para exibir suas novidades no IAA Commercial Vehicles Show – o Salão de Hanover, que acontece na cidade alemã de 20 a 27 de setembro –, a Mercedes-Benz fez duas semanas antes, em Berlim, a estreia mundial do novo Actros. Condução semi-autônoma proporcionada pelo sistema Active Drive Assist, sistema de câmeras MirrorCam no lugar dos retrovisores como equipamento de série, sistema auxiliar de frenagem Active Brake Assist de quinta geração e Cockpit Multimédia são os destaques da nova geração do pesado exibido na capital alemã. Considerado o “carro-chefe” da linha de caminhões Mercedes-Benz, o Actros traz em sua nova geração uma verdadeira compilação das modernas tecnologias automotivas desenvolvidas pela marca da estrela de três pontas. Algumas são partilhadas com o Arocs, o caminhão pesado de construção da Mercedes-Benz europeia, reconhecível pela grade de radiador com aparência de dentes, que também teve sua nova geração apresentada em Berlim. O Arocs não é vendido no Brasil, mas exemplares foram vistos recentemente rodando disfarçados no interior paulista.

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Por fora, a omissão dos enormes espelhos externos convencionais confere ao Actros uma aparência mais elegante e aerodinâmica. Equipamento de série no novo Actros, o sistema MirrorCam traz duas câmeras montadas no exterior do veículo, uma de cada lado, presas na estrutura do teto. Dentro da cabine, dois monitores de 15 polegadas fixados às colunas frontais  reproduzem as imagens das câmeras com uma resolução de 720 x 1920 pixels. Ao dirigir para frente, a divisão clássica e familiar do campo de visão é reproduzida nos displays, como nos espelhos convencionais. Ao anoitecer, o sistema muda para um modo de visão noturna. Os braços da câmera podem dobrar na direção do deslocamento e contra a direção do deslocamento, para evitar danos no caso de colisão. Uma característica potencialmente útil quando se trata de vender o veículo mais tarde é que os caminhões com MirrorCam podem ser adaptados com espelhos convencionais, em pontos de fixação pré-definidos na estrutura da porta. Além da ausência dos espelhos externos, os novos defletores laterais da cabine, com a forma côncava, também melhoram a aerodinâmica, assim como o design otimizado do spoiler de teto. Segundo a Mercedes-Benz, o novo Actros consegue redução no consumo de até 3% nas auto-estradas e até 5% nas rotas rurais.

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Dentro da cabine, o destaque é o novo Cockpit Multimídia. O formato panorâmico das telas e os poucos interruptores analógicos são marcas de um interior moderno. A personalização não foi deixada de lado – com o novo Actros, os clientes podem escolher entre várias linhas de design e equipamentos. O Cockpit Multimídia tem a proposta de oferecer ao motorista um nível único de conveniência operacional e conforto de exibição. Duas telas interativas touchsreen coloridas de 10 polegadas servem como a fonte central de informação na cabine do motorista. No lugar do painel de instrumentos convencional, um display colorido está instalado atrás do volante, com tecnologia de tela plana de alta resolução. Nele aparecem as informações de velocímetro, contagiros e medidor de combustível, além as informações do Active Drive Assist. A área central da tela pode ser configurada para atender às necessidades individuais do motorista. Os smartphones podem ser conectados via Apple CarPlay ou Android Auto. O novo Actros oferece um sistema de viva-voz com Bluetooth duplo, que permite que dois telefones celulares sejam conectados ao mesmo tempo. O Data Center conecta o caminhão permanentemente à “nuvem” e forma a base de todas as soluções de conectividade, que incluem monitoramento em tempo real do caminhão por meio do sistema de gestão de frotas Fleetboard.

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Em termos de segurança, a grande inovação é o Active Brake Assist de quinta geração. O sistema de frenagem inteligente auxilia o motorista em caso de uma potencial colisão ou atropelamento de pedestres que passem em frente do veículo – se necessário, inicia a frenagem máxima para parar automaticamente. Uma combinação de radar e sistema de câmera permite monitorar o espaço na frente do veículo ainda melhor. Entre outras características, agora é capaz de responder a velocidades de até 50 km/h. Dentro dos limites do sistema, o Active Brake Assist 5 pode responder, aplicando a potência máxima de frenagem até a parada. Se o sistema detectar a ameaça de uma colisão, seja com um veículo à frente, com um obstáculo estacionário ou um pedestre, e o motorista não agir de forma independente, um aviso visual e audível é dado primeiro. Depois disso, a aplicação do freio é iniciada, correspondendo a cerca de 50% da potência máxima de frenagem. Se o motorista ainda assim não responder, o sistema inicia a potência máxima de frenagem – se necessário até a parada – e ativa as luzes de advertência. Quando o caminhão é parado, o novo freio de estacionamento eletrônico é aplicado automaticamente. Mas o motorista é sempre responsável por todo o processo.

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Uma das mais fortes tendências da indústria automotiva global, a condução autônoma está representada no novo Active Drive Assist. Embora a responsabilidade pelo monitoramento das condições de tráfego permaneça com o motorista, a tecnologia reduz consideravelmente o estresse de quem dirige e contribui de forma importante para aumentar a segurança nas estradas. Todos os sistemas de assistência do novo Actros auxiliam-se mutuamente. Por exemplo, o Active Drive Assist sempre leva em consideração os parâmetros do sistema aprimorado de controle preditivo do trem de força para garantir um estilo de direção eficiente. Ao detectar o tráfego em frente, o Active Drive Assist utiliza a mesma tecnologia avançada de radar e câmera adotada no Active Brake Assist 5. Ao contrário de outros sistemas que funcionam apenas dentro de uma determinada faixa de velocidade, o novo Active Drive Assist permite que o motorista acesse a semi-automação de direção em todas as velocidades pela primeira vez em um caminhão de produção em série. Novos recursos incluem controle lateral ativo e a combinação de controle longitudinal e lateral em todas as faixas de velocidade, combinando informações de radar e câmera. O Proximity Control Assist com função stop-and-go freia o caminhão se ele ficar muito próximo de um veículo que esteja à frente, acelerando novamente até que a velocidade previamente definida seja atingida. Se o veículo estiver saindo inadvertidamente da faixa, o Lane Keeping Assist intervirá e direcionará o caminhão de volta para sua pista. A distância do veículo à frente e a posição do próprio caminhão na sua faixa podem ser ajustadas no menu de assistência à direção.

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No “powertrain” do novo Actros, a mais recente versão Euro 6 do já conhecido motor OM 471 de 12,8 litros com seis cilindros em linha e cinco diferentes níveis de potência – de 431 cavalos a 530 cavalos – atua em conjunto com a nova transmissão automatizada G211 PowerShift, com 12 marchas. “O novo Actros traz inovações para a produção em série que anteriormente mostramos apenas em nossos veículos conceito. Active Drive Assist, MirrorCam e inúmeras outras tecnologias ajudam a tornar o transporte rodoviário ainda mais seguro, eficiente e produtivo”, comemora Stefan Buchner, membro do conselho divisional de caminhões da Daimler e chefe da Mercedes-Benz Caminhões. A Mercedes-Benz do Brasil não tem previsões sobre a chegada no novo Actros ao mercado nacional.

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