Ford Cargo 3031 8X2

A Ford acaba de lançar no Brasil o Cargo 3031 8×2, primeiro caminhão da marca com essa configuração. Com segundo eixo direcional original de fábrica, o novo caminhão médio oferece versatilidade em suas diferentes configurações. “O segundo eixo direcional instalado de fábrica melhora a dirigibilidade, além de aumentar a vida útil dos pneus. Assim como o quarto eixo, ele pode ser suspenso quando o caminhão está vazio, reduzindo o desgaste e o custo de pedágio”, explica Luís Fernando Caldo, gerente de Engenharia de Chassis da Ford Caminhões. O lançamento do novo modelo dá sequência à renovação da linha Ford, que vai desde modelos semileves a extrapesados e inclui mais de 400 configurações de caminhões das linhas Cargo e Série F para diferentes aplicações. O novo 8×2 complementa a Linha Cargo Power 2019, composta pelos modelos Cargo 1731 4×2, Cargo 2431 6×2, Cargo 2631 6×4 e Cargo 3131 6×4, lançados este ano.

Ford Cargo 3031 8X2

O Cargo 3031 8×2 é disponível com cabine simples ou leito e dois comprimentos de chassi: longo, com 5,30 metros, e extralongo, com 6,30 metros, o maior da categoria. “Com o novo Cargo 3031 8×2, os clientes que precisam de um caminhão com maior capacidade de carga não têm mais de instalar o segundo eixo direcional no Cargo 6×2 em empresas parceiras. Eles agora contam com uma solução original, com garantia de fábrica, sem precisar esperar pela instalação do componente”, complementa Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões.

Ford Cargo 3031 8X2

Com o segundo eixo direcional, o Cargo 3031 carrega 5 toneladas a mais de carga líquida em relação à versão 6×2. O novo Cargo 8×2 tem peso bruto total homologado de 29.000 quilos e capacidade técnica de 30.150 quilos, com carga útil mais carroceria de até 20.846 quilos. Segundo a Ford, pode ser equipado com diversos tipos de implemento, desde baú, carga seca, sider e guindaste até graneleiro e tanque, oferecendo produtividade e eficiência a grandes operadores logísticos, atacadistas, distribuidores e autônomos que buscam uma solução para otimizar o rendimento da frota.

Ford Cargo 3031 8X2

O motor ISB 6.7 do Cargo 3031 8×2, de 306 cavalos, conta com a tecnologia de emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva). Tem turbo com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, incluindo válvula de alívio (“wastegate”) para proporcionar uma combustão mais homogênea e melhorar a resposta em retomadas. O sistema de refrigeração foi redimensionado, com novo ventilador e intercooler. A transmissão manual da Eaton de 9 marchas é de série, enquanto a automatizada Torqshift de 10 marchas, também da Eaton, é opcional. Além de dois modos de condução – Performance e Economia –, a transmissão automatizada conta com piloto automático, função “Low”, assistência de partida em rampa e indicador de marchas no painel. Com todas essas vantagens, a transmissão Torqshift já responde por cerca de 50% das vendas dos modelos em que está disponível.  “Vamos ampliar a oferta do Cargo Torqshift para oferecer a maior linha de automatizados do país. É uma tendência que veio para ficar”, avalia Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões. Com os futuros modelos, a linha Torqshift será duplicada, incluindo quatro versões 4×2: Cargo 1419 Torqshift, Cargo 1519 Torqshift, Cargo 1719 Torqshift e Cargo 1933R Torqshift; e três versões 6×4: Cargo 2631 Torqshift, Cargo 3131 Torqshift e Cargo 3133 Torqshift.

 

Primeiras Impressões

Harmonia tecnológica

Ford Cargo 3031 8X2

Caxias do Sul/RS – O Ford Cargo 8×2 avaliado no campo de provas da Randon em Caxias do Sul estava carregado com 15 toneladas e era equipado com o opcional câmbio automatizado Torqshift. O local oferece rampas íngremes e pisos que simulam a lamentável realidade da maioria das estradas nacionais. Em condições adversas de aclives e de pisos, o motor ISB 6.7, com potência de 306 cavalos a 2.100 rpm e torque de 112,17 kgfm entre 1.100 e 1.900 rpm, teve oportunidade de explicitar sua força e elasticidade. A parceria com o câmbio automatizado Torqshift de 10 marchas é bastante funcional e se traduz em respostas prontas quando o motorista pisa no acelerador, o que ajuda nas retomadas e ultrapassagens. As marchas seguem um escalonamento que garante alto torque em subidas e inclinações. A trocas parecem ocorrer sempre no momento ideal para economizar combustível e otimizar o equipamento.

Ford Cargo 3031 8X2

Além de piloto automático inteligente, que mantém a velocidade constante em subidas e descidas, a transmissão Torqshift conta com assistência de partida em rampa, que segura o caminhão por até 3 segundos em inclinações acima de 3%. No caso do campo de provas da Randon, foi possível experimentar o sistema em uma rampa de 20%. E o caminhão carregado com 15 toneladas parou na rampa e retomou a aceleração tranquilamente, sem recuar. Também se mostraram efetivos no campo de provas outros recursos oferecidos, como a função “Low” para descidas. O conjunto suspensivo do Cargo 8×2 trabalhou com eficiência durante toda a avaliação, absorvendo boa parte das irregularidades da pista. Transmite uma reconfortante sensação de robustez a quem dirige.

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