Ônibus urbano Volvo B250R em São Paulo
Ônibus urbano Volvo B250R em São Paulo

Paulistanos a bordo

Em setembro, a população da maior metrópole da América Latina passa a contar com os novos ônibus adquiridos pela viação Santa Brígida. É a maior entrega do modelo Volvo B250R, nova geração de chassis urbanos da marca sueca. Em breve, começam a circular 110 novos ônibus na Zona Noroeste da região metropolitana de São Paulo. Os veículos são da versão piso-baixo e contam com freios eletrônicos a disco, controle eletrônico de aceleração, alto nível de eletrônica e conectividade embarcada, dentre outros. “Há tempos a população de São Paulo exige ônibus de alta qualidade e tecnologia. Estamos muito orgulhosos em termos sido escolhidos pela Santa Brígida para fornecer veículos modernos, confortáveis e seguros, que vão melhorar a mobilidade e a qualidade de vida de milhares de pessoas”, comemora Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. “Optamos pela Volvo porque fizemos testes e constatamos que esse novo modelo da marca está ainda mais econômico do que a geração anterior”, explica Fernando Cesar Bastos Filho, gerente de manutenção da Santa Brígida. Os 110 novos carros Volvo da Santa Brígida receberão carroceria Caio, modelo Millenium Padron, com ar-condicionado.

Caminhão Volkswagen Constellation 15.180 na Guatemala
Caminhão Volkswagen Constellation 15.180 na Guatemala

Mundo afora

Os caminhões Volkswagen desembarcam em novo destino: a Guatemala. A Continental Motores é importadora guatemalteca dos automóveis Volkswagen há 60 anos e decidiu agora investir na representação de veículos comerciais, tendo em vista o potencial crescimento do mercado local e seu desenvolvimento no transporte de cargas de maiores toneladas e capacidade. Para o lançamento, a Continental Motores investiu em amplo estoque de peças de reposição e oferece quatro oficinas móveis para atendimento em todo o país. Além da Guatemala, os caminhões Volkswagen e MAN estão presentes em mercados como México, Argentina, Chile e Colômbia, entre cerca de 20 países da América Latina. Na África, onde caminhões e ônibus produzidos no Brasil estão em diversos mercados, uma parceria com a MAN Truck & Bus em Pinetown, África do Sul, garante a produção de caminhões Volkswagen Constellation e chassis Volksbus com direção do lado direito.

Ônibus escolares Marcopolo Torino em Angola
Ônibus escolares Marcopolo Torino em Angola

Rumo à estação África

No final de agosto, a Marcopolo concluiu a entrega de 500 ônibus do modelo Torino ao Projeto Avante, Programa de Mobilidade Escolar de Angola, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes do Governo de Angola, com o apoio dos Ministérios da Educação e das Finanças. Os veículos começaram a ser entregues na segunda quinzena de maio para a Asperbras Veículos, concessionária Volkswagen em Angola, e serão utilizados no transporte de 14 mil crianças e adolescentes das 18 províncias do país. Com duas diferentes configurações, os ônibus Marcopolo Torino desenvolvidos para o programa são equipados com chassi Volkswagen 17.210 Jungle Bus e têm comprimentos totais de 10,5 e 12,6 metros. Uma das configurações dispõe de elevador, para melhor atender aos usuários com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência.

 

Caçamba cheia de otimismo

Pela primeira vez no ano, o volume de vendas ultrapassa o patamar de 7 mil unidades mensais. Em agosto, as vendas de caminhões somaram 7.439 unidades, alta de 11,6% sobre julho, quando foram emplacadas 6.666 unidades. Na comparação com agosto de 2017, quando ocorreram 4.821 emplacamentos, a alta foi de 54,3%. No acumulado do ano até agosto, as vendas somaram 46.444 caminhões, crescimento de 50,78% sobre o mesmo período do ano passado, que teve 30.802 unidades emplacadas. No ranking de agosto, a Mercedes-Benz liderou as vendas com 2.095 caminhões negociados com 28,16% do mercado. A MAN/Volkswagen, na vice-liderança, emplacou 1.665 unidades (22,44%). A Volvo segue em terceiro lugar, com 1.232 licenciamentos (16,56%), seguida pela Scania, que vendeu 864 caminhões (11,61%) e a Ford, com 847 unidades emplacadas (11,39%).

 

Linha do tempo

No ano em que completa 90 anos desde sua fundação, em 1928, a DAF levará para o próximo Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha, que acontece de 20 a 27 de setembro, parte de sua trajetória no transporte rodoviário de carga. No estande da marca holandesa estarão desde seus principais clássicos – como o A1600, de 1967 – até o conceito CF Electric Innovation. O cavalo-mecânico conceitual entrega pacote com acabamento de luxo e diversos recursos tecnológicos e de conveniência ao motorista. Dará origem ao CF Electric, ainda em desenvolvimento, com capacidade para 40 toneladas de peso bruto total e motor elétrico que gera 210 kW a partir de baterias de lítio com capacidade de 170 kWh. A DAF adianta que sua primeira série de caminhões elétricos será colocada em operação de teste de campo com os clientes ainda esse ano.

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