Esportividade clássica
A nova Kawasaki Z900RS Café acrescenta o melhor estilo cafe racer à recém lançada Z900RS. Os principais recursos tecnológicos são idênticos aos do modelo de origem, como suspensões ajustáveis com garfo dianteiro invertido de 41 milímetros, pinças de freio monobloco de montagem radial, embreagem assistida deslizante e o sistema de controle de tração KTRC. Mas a versão Café oferece itens exclusivos, como bolha frontal e assento cafe racer, guidão baixo na cor preta e escapamento com acabamento em aço escovado, além da cor vintage Lime Green e grafismos exclusivos. O painel de instrumentos da Z900RS Café apresenta velocímetro e conta-giros analógicos completados por uma tela LCD multifuncional com display negativo, uniformizando o layout de letras brancas em fundo preto e equilibrando a aparência retrô com funcionalidade contemporânea. As rodas de liga leve remetem às clássicas raiadas, conciliando baixo peso para melhor dirigibilidade e estilo diferenciado, enquanto o polimento nos raios e laterais dos aros reforçam a qualidade de acabamento da moto, e os pneus Dunlop GPR-300 são mais um ponto de destaque retrô-esportivo. A Z900RS Café conta com motor DOHC de 16 válvulas e quatro cilindros em linha refrigerado a líquido de 948 cm³, configuração que, segundo a Kawasaki, oferece equilíbrio entre potência máxima e agilidade nas acelerações. O propulsor da nova versão é ajustado para uma aceleração progressiva que proporciona mais torque e respostas rápidas desde o início da aceleração, facilitando o controle por pilotos de todos os níveis de habilidade. Disponível na rede de concessionárias Kawasaki a partir do final deste mês, a nova Z900RS Café tem preço público sugerido de R$ 49.990 (sem frete).
Borracha quente
A Pirelli acaba de lançar no Brasil o pneu esportivo para motocicletas Diablo Rosso Corsa II. A marca italiana aproveitou a experiência desenvolvida ao longo dos seus 15 anos como Fornecedor Oficial de Pneus para todas as classes do Campeonato Mundial de SuperBike da FIM para criar um pneu com vários compostos, três na traseira e dois na dianteira. A proposta é oferecer estabilidade e alta quilometragem, aderência tanto em pista seca quanto molhada e desempenho esportivo derivado das corridas. Um pneu inovador, desenvolvido nas corridas e feito para uso em estradas e pistas. Segundo a Pirelli, desde o lançamento do Diablo Rosso Corsa original, em 2010, as motocicletas e as necessidades dos condutores evoluíram. Agora, buscam desempenho esportivo combinado com versatilidade, não apenas na pista, mas também na estrada. O torque e a potência das motos aumentaram significativamente e a introdução de sofisticados sistemas de controle de tração e ABS em curvas deixou tais ganhos de desempenho à disposição de mais pilotos para alcançar maiores ângulos de inclinação. Para atender a esses requisitos, os engenheiros da Pirelli tiveram que desenvolver uma nova solução tecnológica para o Diablo Rosso Corsa II, usando compostos diferentes, posicionados com precisão ao longo do perfil do pneu. Desta forma, eles conseguiram aumentar a aderência dianteira nas curvas e na frenagem em inclinação e a aderência traseira em ângulos máximos de inclinação do meio para a saída da curva.
Novidade off-road
A nova Yamaha YZ 250F 2019 foi lançada simultaneamente no Brasil, nos EUA e na Europa. A motocicleta que ganhou os títulos de Supercross, Motocross 250 AMA, Mundial WMX e várias corridas do Moto GP está completamente nova. Vem com motor totalmente novo, um DOHC de 4 válvulas, 250 cc, com refrigeração líquida e injeção de combustível. Partida elétrica, novos chassi, banco, carenagens e suspensão dianteira, melhorias na suspensão traseira e na embreagem, novo design do radiador, caixa de filtro de ar redesenhada e novo conjunto de corrente de comando mais eficiente são outras novidades do modelo. A Yamaha YZ 250F 2019 é a primeira motocicleta de motocross de 250 cc do mundo a vir equipada com um afinador de motor sem fio, a partir de um smartphone. Por meio do aplicativo Power Tuner da Yamaha e o mapeamento de motor ajustável, é possível, e muito facilmente, escolher o perfil de potência exato para obter os melhores resultados em cada pista. Também é possível registrar as informações da corrida e monitorizar uma variedade de dados, tais como a temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão, pressão do ar, estatísticas de bateria e dados relacionados à manutenção. As informações podem facilmente ser compartilhadas com outros integrantes da equipe de competição ou com qualquer outro amigo que utilize o sistema para que possam comparar e ajustar suas motos. O preço sugerido para a nova YZ 250F 2019 é de R$ 48.990. As vendas se iniciam a partir do fim de agosto.
Razões para comemorar
A 10ª edição do Salão das Motopeças mostrou que a indústria do setor no Brasil parece ter encontrado um ponto de equilíbrio para retomar o crescimento. Promovida pela Anfamoto – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças –, a feira reuniu mais de 10 mil pessoas, de 15 a 18 deste mês, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. A Anfamoto prevê crescimento de 8% este ano para o setor. Um dos destaques do evento foi a fabricante gaúcha de pneus Rinaldi, que apresentou três lançamentos: o RS 47 – para a prática do motocross –, o SS 48 – com maior rendimento quilométrico nas ruas –, e o RW 45 – para terrenos arenosos. “Mais do que as oportunidades comerciais, foi ótimo ouvir o retorno positivo em relação aos produtos e pós-vendas. Recebemos lojistas, distribuidores e representantes querendo uma oportunidade de trabalhar conosco, o que reflete nosso excelente posicionamento”, comemora o gerente comercial da marca, Mauro Thomé.