Honda CRF linha 2019

A Honda é, de longe, a marca que mais investe em competições no Brasil – e está levando essa participação cada vez mais a sério. Agora, lançou sua nova família CRF 2019 no país e fez a apresentação das motos durante o 26º Rally dos Sertões. Composta por cinco modelos – CRF 450X, CRF 450R, CRF 450RX, CRF 250R e CRF 250RX –, todos importados do Japão, a linha busca atender a praticantes de todos os níveis de off-road, de trilhas ao motocross. Os preços sugeridos variam de R$ 40.590 a R$ 44.990.

A CRF 450X merece destaque especial, pois é o modelo destinado ao rali. Por isso, tem câmbio de 6 marchas, melhoras no sistema de arrefecimento e painel de instrumentos. Já as CRF 250 se destacam pela agilidade, fruto da ciclística apurada e do baixo peso. São equipamentos comuns a todas as CRF: suspensão dianteira upside-down Showa SPG 49mm, suspensão traseira Pro-Link Showa, injeção eletrônica PGM-FI, partida elétrica, bateria 12V de Li-ion, discos de freio de 260 milímetros (dianteiro) e 240 milímetros (traseiro) e rodas de alumínio DID pretas.

 

Nova família Honda CRF

CRF 450X

Nova em cada detalhe, a CRF 450X é a versão destinada a quem passa muito tempo ao guidão – como nos ralis, por exemplo. Por isso, há diferenças pontuais: há painel de instrumentos (com velocímetro, dois hodômetros, indicador de consumo instantâneo, médio e autonomia), o tanque é um pouco maior (com capacidade de 7,6 litros) e tem um conjunto de carenagem/number plate com farol. Outro diferencial da CRF 450X é o câmbio de seis marchas – são cinco na CRF 450R e CRF 450RX. O motor SOHC e é dotado de ventoinhas nos radiadores, o que auxilia na manutenção do equilíbrio térmico e, consequentemente, na confiabilidade. Preço sugerido: R$ 44.590.

 

CRF 450R

Honda CRF linha 2019

Desenvolvida para as competições da categoria MX, a 450R estreia novo chassi e balança da suspensão traseira, uma dieta que lhe rendeu 1 quilo a menos que a versão 2018 (agora são 112 quilos). O motor SOHC Unicam, de um cilindro, tem 449,7 cm³, 13,5:1 de taxa de compressão e sua relação diâmetro x curso é de 96 milímetro x 62.1 milímetro – mas os números de potência não foram especificados pela marca. A Honda CRF450R estreia um novo chassi, mais leve. O modelo apresenta uma série de aperfeiçoamentos em relação a moto 2018. Obviamente, a moto também conta com os recursos HRC Launch Control e o sistema EMSB, nas mesmas configurações da versão 250. Além disso, as principais novidades da CRF 450R 2019 ficam a cargo do novo guidão Renthal Fat Bar ajustável em quatro posições, do par de ponteiras de escape mais longas e do tanque de combustível em titânio (capacidade para 6,3 litros), que auxilia na redução do peso. Preço sugerido: R$ 43.590.

 

CRF 450RX

Honda CRF linha 2019

Segundo a Honda, a 450RX é “a mais elaborada Honda para a prática do enduro e se deriva diretamente da CRF 450R de motocross”. O motor é o mesmo monociclíndrico SOHC Unicam, dotado do HRC Launch Control e do Engine Mode-EMSB em três níveis. Outro ponto em comum é o guidão Renthal, os aros pretos em alumínio e a partida elétrica. As diferenças estão no tanque (em plástico e de 8,5 litros na RX), na roda aro 18″ e na existência do cavalete lateral em alumínio forjado. O peso em ordem de marcha é de 116 quilos. Preço sugerido: R$ 44.990.

 

CRF 250R

Honda CRF linha 2019

Desenvolvida para o motocross, a CRF 250R é a arma da marca na categoria MX2 da modalidade. Como no motocross qualquer detalhe pode ser a diferença entre a vitória e o segundo lugar, a CRF 250R é equipada com recursos eletrônicos que auxiliam o piloto a obter o melhor desempenho, como o HRC Launch Control (sistema eletrônico de auxílio à largada selecionável) em três níveis: Muddy (lama)/Beginner (iniciante), Dry (seco)/Basic e Dry/Expert. O modelo conta, também, com o EMSB (Engine Mode Select Button) que possibilita a escolha entre três níveis de potência: Standard, Smooth (suave) ou Agressive. O motor que equipa o modelo é um monocilindro DOHC (quatro válvulas no cabeçote) com arrefecimento líquido, 249,4 cm³, taxa de compressão 13,9:1 e relação diâmetro x curso de 79 milímetros x 50,9 milímetros – os números de potência e torque não foram revelados pela marca. As suspensões Showa são ajustáveis e atuam em conjunto com as rodas de 21″ e 19″. O pequeno tanque tem capacidade para 6,3 litros e é construído em titânio, mais uma ação para contribuir para o baixo peso do modelo. São 108 quilos em ordem de marcha. Preço sugerido: R$ 40.590.

 

CRF 250RX

Honda CRF linha 2019

Derivada da CRF 250R de motocross, a CRF 250RX é destinada ao enduro. Utiliza o mesmo chassi e motor, que têm acerto diferente, resultando em respostas menos agressivas ao acelerador. O motor tem as mesmas especificações e também as mesmas quatro válvulas em titânio e alimentação pelo sistema PGM-FI. Segundo a Honda, o modelo é uma máquina ágil e fácil de ser levada em trilhas técnicas, o que torna a pilotagem menos estressante e eficaz.  A CRF 250RX tem tanque maior, cavalete forjado e alguns outros itens diferentes da R. Para atender melhor à proposta, o tanque de plástico tem capacidade de 8,5 litros e possibilita autonomia de aproximadamente 65 quilômetros. O cavalete lateral é de alumínio forjado e a partida, elétrica. Em ordem de marcha, o modelo pesa apenas 111 quilos. O HRC Launch Control e o sistema EMSB também estão presentes no modelo. Preço sugerido: R$ 41.990.

Honda CRF linha 2019

DEIXE UMA RESPOSTA