Mais conectividade para aumentar a rentabilidade, sistemas autônomos para ampliar a segurança e redução das emissões de poluentes obtida através da eletrificação das motorizações ou por combustíveis alternativos. Se as principais diretrizes tecnológicas da indústria mundial do transporte de cargas já estão definidas, é hora de desenvolver veículos preparados para embarcar e operacionalizar todas essas novidades. Esse é o objetivo da Scania ao anuncia a chegada da sua nova geração de caminhões aos mercados da América Latina. “Sabemos que este lançamento é resultado do maior investimento na história da empresa, ao mesmo tempo que representa um passo à frente da indústria no que se refere à rentabilidade dos negócios de nossos clientes e de sustentabilidade”, afirma Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania Latin America. A nova geração Scania chega à América Latina dois anos após seu lançamento na Europa e é resultado de 10 anos de desenvolvimento e investimentos ao redor de 2 bilhões de euros. Segundo a Scania, foram investidos mais de R$ 2,6 bilhões para transformar o parque industrial de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, numa fábrica dentro do mesmo padrão de tecnologias e automação adotado na Europa.
A Scania reformulou completamente sua gama de cabines com a chegada da nova geração de caminhões. Não há sequer uma peça em comum com as cabines atuais P, G e R. As atuais sete configurações darão lugar a 19 possibilidades diferentes nas novas P, G e R, acrescidas das ainda inéditas S (a topo de linha, com piso plano) e a XT, para operações severas fora-de-estrada. São três versões de teto: baixo, normal e alto (highline de 2,07 metros). As novas cabines são bastante imponentes e foram projetadas para atender às demandas atuais e dos próximos anos em termos de produto e serviços. Externamente, foi dada prioridade aos aspectos relacionados com a aerodinâmica. Cada superfície, na parte da frente, nas laterais e até debaixo do veículo, foi otimizada para uma resistência mínima ao ar. Componentes como espelhos retrovisores e todas as luzes foram concebidos nesse ideal.
Internamente, as cabines são projetadas com foco no motorista. Independentemente de qual cabine os clientes escolham, eles terão espaço interior ainda mais generoso do que antes. O novo teto padrão é 10 centímetros maior do que o atual. Os designers da Scania cuidaram que sua aparência as tornasse reconhecíveis como autênticos produtos da marca. A estrutura básica das cabines foi desenvolvida em estreita cooperação com a Porsche Engineering que, assim como a Scania, pertence ao Grupo Volkswagen. O ambiente de condução, economia de combustível, melhor utilização do espaço interior, segurança e confiabilidade foram os principais focos dos designers no desenvolvimento das novas cabines. Aços de maior resistência passam a compor a estrutura da nova cabine para aumentar ainda mais a robustez. Vários elementos da armação foram moldados por compressão ou rolamento antes de serem acoplados a partir de diversas técnicas de soldagem, solda a laser ou processos adesivos hi-tech, para criar um monocoque extremamente resistente.
Nas novas cabines, a posição de direção do motorista foi deslocada 6,5 centímetros mais próximo do para-brisa e 2 centímetros para o lado, em comparação com a cabine atual. Dentre os principais benefícios estão melhorias em segurança, visibilidade e espaços interiores (particularmente para as camas e regulação dos estágios da suspensão a ar dos assentos). Nesse aspecto, a grande novidade é a versão S, a topo de linha, que tem piso completamente plano – inédito na linha Scania no Brasil. A melhor visibilidade foi alcançada graças a uma maior área envidraçada frontal e pela realocação em uma posição mais baixa do painel de instrumentos. Os retrovisores externos receberam uma atualização de um novo design focado em aerodinâmica. Os ocupantes passam a ter uma visão das imediações do caminhão ainda maior. Os espelhos nas cabines R e S têm uma função de grande angular, são eletricamente ajustáveis e têm amortecimento de vibrações. As novas cabines podem ser equipadas com airbags laterais anticapotamento, que são integradas no teto, uma técnica que nunca havia sido usada antes em caminhões.
Os motores da nova geração de caminhões da Scania foram desenvolvidos com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel. Com adoção da versão Euro 5 dos motores XPI, o número de propulsores usados pelos caminhões Scania subiu de três para quatro, com 11 potências: 7 litros de 220, 250 e 280 cavalos; 9 litros de 280, 320 e 360 cavalos; 13 litros de 410, 450, 500 e 540 cavalos; e 16 litros de 620 cavalos. O de 540 cavalos fará sua estreia mundial no Brasil. No campo da sustentabilidade, serão disponibilizados dois motores movidos a GNV/Biometano e três opções a bioetanol.
A estreia oficial da nova geração Scania na América Latina aconteceu no dia 2 de agosto, quando foi dada a largada para o evento promocional “The Journey”. Dois caminhões com a nova cabine S e com o novo motor XPI com potência de 500 cavalos deixaram a fábrica de São Bernardo do Campo, sob os aplausos de milhares de funcionários, rumo a uma jornada pelo Brasil, Argentina, Chile e Peru. Um dos caminhões fará paradas em concessionários Scania nos quatro países para eventos com clientes, colaboradores, fãs da marca e jornalistas. O segundo veículo será testemunha de histórias latinas de transformação para um mundo mais sustentável, que serão retratadas em uma web-série de cinco capítulos, com estreia marcada para o dia 29 de outubro, data oficial do lançamento na região. As primeiras entregas da nova geração Scania serão feitas a partir de fevereiro de 2019.