Nova linha rodoviária Marcopolo New G7
Nova linha rodoviária Marcopolo New G7

De janeiro a junho, a indústria brasileira de ônibus emplacou 9,9% mais veículos que nos seis primeiros meses de 2017 – que foi um dos piores anos da década. Mas otimismo é a palavra que melhor define a Lat.Bus Transpúblico 2018 – Feira Latino-Americana do Transporte, realizada de 31 de julho a 2 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e com a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). Mais de 80 expositores, entre fabricantes de chassis, encarroçadoras e prestadores de serviço ligados ao transporte coletivo de passageiros, aproveitaram para divulgar suas tecnologias e seus produtos para os empresários do setor de ônibus de toda a América Latina que vieram a São Paulo para visitar a exposição.

Além das questões que historicamente sempre acompanham o setor de transporte em todo o mundo – como segurança e redução de custos –, os temas mais valorizados pelas empresas de transporte coletivo são basicamente os mesmos atualmente em alta no transporte de cargas: conectividade, sistemas autônomos e eletrificação. Em termos de conectividade e sistemas autônomos, as principais novidades ficaram por conta da Mercedes-Benz e da Volvo. A marca alemã, que lidera o mercado brasileiro de chassis de ônibus com mais de 60% de participação, aproveitou o evento para demonstrar as potencialidades da inédita Moovel, plataforma integradora que permite ao usuário não somente comparar vários meios de transporte urbano, como também reservar e pagar diretamente por meio do aplicativo. Já os suecos apresentaram o I-Coaching, um treinador virtual que ajuda o motorista a dirigir de forma mais econômica e segura.

Quanto às tecnologias de direção autônoma, a marca da estrela de três pontas apresentou o piloto automático adaptativo ACC, um opcional dos ônibus rodoviários O 500 RS e RSD. Por meio de sensores na dianteira, o ACC ajuda o motorista a manter o ônibus em uma distância segura em relação ao veículo que vai à frente, freando ou acelerando automaticamente o veículo. Em caso de impacto iminente, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação de forma autônoma para frear o veículo. A Volvo contra-atacou com o SSA (Sistema de Segurança Ativa), um conjunto de tecnologias para ônibus rodoviários que inclui avisos visuais e sonoros contra colisões frontais (Forward Collision Warning), aviso de mudança de involuntária faixa (Lane Keeping Support) e freio de emergência automático em caso de risco iminente de colisões frontais (Emergency Brake).

Já quando o assunto é eletrificação, o destaque foi a BYD. A marca chinesa, que tem uma fábrica na cidade paulista de Campinas onde monta em CKD chassis de ônibus elétricos, exibiu os chassis D7M 15.250, D9A 20.410 e D9W 20.410. Fora de seu estande, a BYD se destacou também no da Volare, como responsável pelo chassi do ônibus elétrico Access-E.

Se muitas pautas são comuns entre o transporte de passageiros e o de cargas, em pelo menos dois assuntos a valorização é maior entre os ônibus – o design e o conforto. Os departamentos de estilo das encarroçadoras brasileiras colocaram a criatividade em ação para desenvolver algumas das atrações da Lat.Bus Transpúblico 2018. Entre os modelos esteticamente mais bem sucedidos do evento estavam a nova linha rodoviária Marcopolo New G7, o Neobus Spectrum 325, o Busscar Vissta Buss DD e o elétrico Volare Access-E.

 

Destaques da Lat.Bus Transpúblico 2018

 

Ônibus rodoviário Mercedes-Benz O 500 RS com sistema autônomo ACC

Ônibus Mercedes-Benz O 500 RS com sistema autônomo ACC
Ônibus Mercedes-Benz O 500 RS com sistema autônomo ACC

O piloto automático adaptativo ACC passa a ser oferecido como opcional nos ônibus rodoviários O 500 RS e RSD. Sensores na dianteira permitem ao ACC ajudar o motorista a manter o ônibus em uma distância segura em relação ao veículo que vai à frente, freando ou acelerando automaticamente. Se o impacto for iminente e o condutor não reagir, o sistema freia o veículo. Independentemente da ativação do ACC, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear. Basta usar os pedais.

 

Nova linha rodoviária Marcopolo New G7

Nova linha rodoviária Marcopolo New G7
Nova linha rodoviária Marcopolo New G7

Segundo a encarroçadora gaúcha Marcopolo, a linha New G7 foi concebida para proporcionar a melhor experiência de viagem para o passageiro, com maior conforto e segurança, para o motorista, pela dirigibilidade e ergonomia, e também para o frotista, pelo elevado padrão de sofisticação. “O aprimoramento da linha de rodoviários reúne avanços apontados por nossos clientes e seus passageiros. O resultado é uma linha de produtos que valoriza o prazer de viajar de ônibus e mantém o desempenho já reconhecido pelos frotistas”, reforça Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.

 

Micro-ônibus Volkswagen 9160 OD Urban

Micro-ônibus Volkswagen 9160 OD Urban
Micro-ônibus Volkswagen 9160 OD Urban

Como parte das comemorações pelos seus 25 anos, a linha Volksbus estreia o 9.160 OD Urban, com configuração mais robusta. Segundo a MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, o chassi chega para atender às periferias dos grandes centros urbanos. Com o novo eixo Meritor MS 15-124, mais reforçado, o Volksbus 9.160 Urban é uma versão aprimorada de seu antecessor, o Plus. Tem ganho em seu peso bruto total (PBT), que passa de 9,2 para 9,4 toneladas. O micro-ônibus também dispõe de reforço nas molas traseiras. O Volksbus 9.160 Urban está disponível com entre-eixos de 4,3 metros para aplicação urbana e de 4,5 metros para as aplicações fretamento e turismo, permitindo carrocerias de até 9 metros.

 

Volvo Bus com Sistema de Segurança Ativa (SSA)

Volvo Bus com Sistema de Segurança Ativa
Volvo Bus com Sistema de Segurança Ativa

A Volvo Bus apresentou o SSA (Sistema de Segurança Ativa), dirigido para todas as configurações de chassis rodoviários da marca. O operador pode optar entre dois pacotes de segurança customizados pela Volvo. O pacote 1 inclui um sistema de aviso de mudança de faixa involuntária (Lane Keeping Support); um dispositivo para emitir avisos visuais e sonoros contra possíveis colisões frontais (Forward Collision Warning); um freio de emergência automático em situações de risco iminente de batidas frontais (Emergency Brake); e o piloto automático Adaptive Cruise Control, que mantém um distanciamento previamente definido pelo condutor do veículo a sua frente. Já o pacote 2 acrescenta o Heads Up Display, uma faixa vermelha de leds que aparece no para-brisa para uma visualização mais fácil do condutor da existência de um risco de impacto com outro veículo, e o Vibration Seat, banco do motorista com recurso vibratório, para avisar o condutor de um risco de impacto.

 

Ônibus BYD Volare Access-E

Ônibus BYD Volare Access-E
Ônibus BYD Volare Access-E

Além de apresentar os ônibus Fly e Attack, a Volare exibiu o Access-E. O ônibus elétrico já está em testes na cidade paulista de Santos. O modelo tem 250 quilômetros de autonomia com uma carga total que pode ser feita em apenas três horas, e recebeu uma configuração das baterias e do “powertrain” em uma posição que, segundo a Volare, proporciona maior eficiência, menores custos operacionais e redução do peso total. O ônibus tem chassi BYD D7M 15.250 e carroceria de 9 metros de comprimento, piso baixo, suspensão pneumática, motores nas rodas traseiras e capacidade para cerca de 45 passageiros (20 sentados e 25 em pé). Recebeu dois motores BYD de 90 kW de potência e 45,8 kgfm de torque máximo.

 

Chassi Scania K440 8×2

Chassi Scania K440 8x2
Chassi Scania K440 8×2

O mais vendido do segmento de ônibus rodoviários de 15 metros, uma das atuais tendências do mercado nacional, o K440 8×2 é o principal destaque do estande da marca sueca. No ano passado, 40% dos chassis rodoviários comercializados pela Scania tinham essa configuração. Também marca presença no evento o ônibus movido a GNV/biometano K280 6×2.

 

Ônibus Neobus Spectrum 325

Ônibus Neobus Spectrum 325
Ônibus Neobus Spectrum 325

O novo Spectrum 325 é o primeiro da Neobus desenvolvido para os segmentos de fretamento e rodoviário intermunicipal. Segundo a fabricante, o modelo incorpora ainda uma série de atributos para destacar ainda mais a extrema robustez, para proporcionar maior eficiência e rentabilidade ao operador, além de maior espaço interno para os passageiros.

 

Chassi BYD D9W 20.410

Chassi BYD D9W 20410
Chassi BYD D9W 20410

O chassi da marca chinesa montado em Campinas já entrou para a história da indústria automotiva nacional no ano passado, ao ser adotado no primeiro ônibus 100% elétrico “made in Brazil”. O motor BYD 2912TZ-XY-A está integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro – são motores síncronos de 148 cavalos de potência nominal cada. Os freios a disco regenerativos ajudam a ampliar a autonomia do veículo, que pode utilizar carrocerias com até 13,2 metros de comprimento.

 

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