No segmento de caminhões pesados, a MAN Latin America, que produz veículos das marcas Volkswagen e MAN, tem cerca de 10% de participação. Para crescer na briga com modelos igualmente parrudos como Scania R440 e Volvo FH, que disputam a liderança nacional de vendas de caminhões, a linha 2019 do TGX já chegou às concessionárias MAN. As novidades são pontuais e o foco principal está no conforto: os extrapesados da marca alemã agora agregam mais equipamentos para proporcionar maior comodidade aos motoristas pelas estradas. “O profissional vai sentir a diferença no seu bem-estar no dia a dia de trabalho para proporcionar mais produtividade à operação”, afirma Claudio Alexandrino, engenheiro de Marketing de Produto da MAN Latin America.
O aspecto de maior impacto da linha 2019 da linha TGX está na cama que os caminhões pesados da MAN abrigam atrás dos bancos. Ela passa a contar com um console versátil para diversas atividades, como o controle de operação dos vidros elétricos, relógio com função alarme, tomadas de 12V e 24V, além de entrada USB. A parte de trás da cabine também ganhou três novos porta-objetos e inclui diferentes luzes de leitura, para que o motorista possa escolher a que melhor lhe atende. Um novo porta-copo e cinzeiro na cabine contribuem para ampliar a comodidade e a organização a bordo.
No painel de instrumentos, outras novidades. O computador de bordo agora tem display colorido. O velocímetro e o tacômetro ganharam um novo design, que oferece melhor visualização das informações. Mais ao lado, o temporizador do limpador do para-brisa agora vem com controle de intervalo. O rádio incorpora facilidades adicionais já na sua versão de série: oferece a função Bluetooth e viva-voz para telefone e MP3 com leitor de cartão SD ou USB. O interruptor de acionamento de marchas (DNR) mudou de posição para ficar mais ergonômico e está localizado no painel. Ao liberar espaço no console central, contribuiu em uma melhor circulação na cabine.
Outra novidade da linha 2019 do MAN TGX visa a garantir mais agilidade na informação e segurança à operação. Os novos TGX vêm com o filtro separador de água com sensores eletrônicos, que indicam no painel de instrumentos a saturação do filtro e a presença de água no combustível. Em tempos que o diesel adulterado é um grave problema enfrentado pelos transportadores, principalmente fora dos grandes centros, é uma inovação tecnológica mais que bem-vinda.