Um motorista de caminhão chega a fazer de 400 a 800 trocas de marchas por dia, dependendo da aplicação. Não é por acaso que, entre 2016 e 2018, a demanda por câmbios automatizados nos caminhões semipesados vendidos no Brasil mais do que dobrou. Esse ano, a expectativa é que mais de 50% dos modelos emplacados no segmento já não tenham o pedal de embreagem. De olho na transformação no mercado nacional de semipesados, que representa aproximadamente um quarto do mercado brasileiro de caminhões, a italiana Iveco lançou, em agosto do ano passado, o Tector Auto-Shift. Nele, o motor N67 da FPT Industrial, com seis cilindros, 300 cv de potência e 107,1 kgfm de torque, que passou por nova calibração para permitir trocas de marchas 60% mais rápidas, trabalha associado a um câmbio automatizado Ultrashift Plus da Eaton, de 10 velocidades. O Tector Auto-Shift é oferecido em três versões: 170E30 4X2, 240E30 6X2 e 310E30 8X2.
Como a opção de câmbio automatizado na linha semipesada da Iveco chegou depois dos concorrentes, a marca italiana aproveitou para “caprichar” o equipamento do Tector Auto-Shift. Entre os recursos disponíveis estão o Down Hill, o Power Auto, o Neutro Coast, o Skip Gear e o Auto Coast, que otimizam a performance e economizam combustível. Outras tecnologias disponíveis no Tector Auto-Shift já são bem conhecidas nos automóveis, como o Kick Down – ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz uma marcha e aumenta o giro do motor, o Hill Holder – assistente de partida em rampa que mantém o veículo parado por 3 segundos, facilitando o engate da primeira marcha – e o ASR – que, em condições de baixa aderência, controla as rodas evitando que elas girem em falso.
Primeiras impressões
Tecnologias em ação
São Bernardo do Campo/SP – Já não se fazem caminhões como antigamente. Ainda bem. Os caminhões antigos eram muito difíceis de dirigir. A avaliação dinâmica do Iveco Tector Auto-Shift 240E30 6X2, carregado com 12 toneladas de carga, foi feita num percurso de pouco mais de 100 quilômetros entre a Cofipe, concessionária da Iveco no ABC Paulista, e a descida da Serra do Mar, pela Rodovia dos Imigrantes, em direção à Baixada Santista. O câmbio automatizado de dez marchas da Eaton cumpre bem a sua função, trabalha em boa sintonia com o motor e deixa a condução simples, bastante próxima à de um automóvel comum. As retomadas de velocidade para ultrapassagens são feitas com Facilidade, sem sustos ou indecisões de marchas.
Durante o “passeio”, surgem ocasiões de experimentar algumas da tecnologias incorporadas ao Tector junto da nova transmissão. Nas rampas, o sistema Hill Holder facilita a vida do motorista ao manter o caminhão parado por três segundos, sem “despencar”, permitindo uma arrancada tranquila. Já a função low do câmbio segura o caminhão nas descidas, trabalhando em conjunto com o freio motor. A transmissão controla a velocidade e a rotação do motor escolhendo a melhor relação para permitir uma descida segura. O pedal do acelerador é progressivo e facilita que o motorista encontre facilmente a melhor zona de torque de motor – proporcionando então uma condução mais econômica. Em leves declives ou em trechos planos, com o “Piloto Automático” ativado, a tecnologia Neutro Coast faz com que a transmissão automaticamente fique em marcha neutra “N” (embreagem desacoplada) de modo a reduzir consumo de combustível de forma segura e controlada. Quaisquer intervenção do motorista fará com que a caixa engrene a marcha. O sistema Skip Gear permite “pular marchas”, fazer as trocas fora da sequencia convencional, para atingir mais rapidamente a velocidade de cruzeiro, também par minimizar o consumo.
Conforme se aproxima a descida da serra, em um declive suave, sem o uso de freios, o Down Hill engrena a décima marcha automaticamente, mesmo que o motorista não pressione o pedal do acelerador. Isso proporciona mais segurança e redução do consumo de combustível. Já o Power Auto é uma espécie de “modo sport”. A função é habilitada quando o motorista aciona o botão lateral da alavanca de troca de marchas por três segundos, mudando o tempo de troca de marchas pra chegar o mais rápido possível a 2.500 rpm. Após um minuto a função desabilita automaticamente, para evitar aumento no consumo de combustível. Em condições de descida leve ou em trecho plano, quando o veículo estiver diminuindo sua velocidade e reduzindo as marchas, ao chegar na quinta marcha, o sistema Auto Coast faz com que a transmissão acione automaticamente a embreagem, deixando o veículo desenvolver de forma segura e confortável para transpor um obstáculo como um quebra-molas, por exemplo. Logo após passar por ele, ao retomar a velocidade do veículo, a marcha correta será acionada, sem prejuízos para a performance. De volta à concessionária, o Iveco Tector Auto-Shift 240E30 6X2 mostra que é “bom de manobra” e, apesar do jeito “parrudão”, entre com tranquilidade na vaga determinada.