Campo de provas da Mercedes-Benz

Reproduzir no interior paulista um pouco do que o tempo, a natureza, o uso intensivo e o descaso do poder público fizeram pelas ruas e estradas brasileiras nas últimas décadas. Essa é a proposta do Campo de Provas em Iracemápolis, inaugurado pela Mercedes-Benz do Brasil no dia 15 de maio e que recebeu investimentos da ordem de R$ 90 milhões. Trata-se do maior campo de provas de veículos comerciais do Hemisfério Sul e o mais avançado e tecnológico do Brasil nos segmentos de transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros. Nele, estão reproduzidos, com rigor técnico, os mais variados tipos de buracos, lombadas, valetas, costelas e demais irregularidades que se espalham pelo território nacional, das rodovias às trilhas rurais. O novo campo de provas servirá para acelerar o desenvolvimento local de caminhões e ônibus e reforçará a presença da Mercedes-Benz do Brasil na plataforma mundial de desenvolvimento do Grupo Daimler.

Localizado ao lado da fábrica de automóveis em Iracemápolis, onde há dois anos são produzidos o sedã Classe C e o crossover GLA, o Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil tomou por base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos do segmento de veículos comerciais da marca e também do setor em todo o mundo.“Esse campo de provas amplia notavelmente nossa capacidade de simulações e testes, acelerando e otimizando cada vez mais o desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais para nossos clientes do Brasil e de outros mercados de exportação”, comemora Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. Em um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, foram construídas, em 18 meses, 14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra, numa extensão total de 12 km.

Campo de provas da Mercedes-Benz

O fato de que todas as atividades estão concentradas num mesmo local, incluindo diversos testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além de homologações de itens de segurança e ruídos, gera muitas facilidades. O Campo de Provas de Iracemápolis é o único do Brasil com uma pista de terra concebida especificamente para testes de ônibus e caminhões que operam em atividades fora de estrada, como os extrapesados. A pista de terra também permite aprimoramentos para atender as exigências de outros países com pavimentos ainda mais degradados. O Campo de Provas foi concebido com uma tecnologia de conectividade que permite conexão global de todas as pistas de testes de durabilidade do Grupo no mundo. Dessa forma, os engenheiros podem acompanhar, em tempo real, todos os veículos que estão sendo testados e qualquer um dos campos de provas da marca. Com sistemas de monitoramento de alta precisão, é possível verificar todos os dados e informações que estão sendo avaliados num exato momento pelas equipes de desenvolvimento globais.

Campo de provas da Mercedes-Benz

A pista de testes de conforto acústico e térmico completa a estrutura do Campo de Provas. Nela, os testes são realizados de acordo com a norma ISO 10.844, que visa a homologação nacional e internacional dos diferentes componentes dos veículos. Como parte do projeto de desenvolvimento do campo de provas brasileiro, a Mercedes-Benz realizou no Brasil um complexo e robusto programa de coleta de dados por meio de um caminhão laboratório instrumentado com 260 sensores. O caminhão laboratório, um cavalo mecânico Actros, percorreu 16 mil quilômetros por diversas regiões brasileiras, com 1.500 quilômetros de trechos off-road, e foi submetido a diversas simulações de carga e tração, com vários tipos de semirreboques. Os dados obtidos serão utilizados para desenvolvimento de novos veículos e para o aprimoramento de produtos de linha. E passam a ser referência para os testes do Campo de Provas de Iracemápolis.

Campo de provas da Mercedes-Benz

DEIXE UMA RESPOSTA